Geral

Implantação de placas do Mercosul é novamente adiada

Este é a quinta mudança no cronograma de adoção no Brasil. O padrão já é usado na Argentina e no Uruguai.

Foto: Eliana Nascimento / Divulgação

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou na sexta-feira, 28 de dezembro, um novo adiamento para a implantação das placas do Mercosul. Com o novo prazo, os estados e o Distrito Federal têm até 30 de junho de 2019 para se adequar ao novo padrão.

Com constantes idas e vindas, as placas do Mercosul deveriam começar a ser utilizadas em todo o Brasil até o final de dezembro de 2018, com prazos diferentes para cada estado.

Alguns estados, como Rio de Janeiro e Bahia, já estão utilizando o novo padrão de placas, porém, parte dos Detrans ainda não começaram a implantar o modelo.

Quem precisa trocar

O novo padrão só precisa ser adotado para o primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso da troca de município ou propriedade.

‘Novela’

Este é a quinta mudança no cronograma de adoção da placa do Mercosul no Brasil. O padrão já é usado na Argentina e no Uruguai.

Ela foi anunciada em 2014, deveria ter entrado em vigor por aqui em janeiro de 2016, foi adiada para 2017 e depois por tempo indeterminado.
Uma disputa judicial chegou a interromper a obrigatoriedade, mas o governo recorreu e retomou os emplacamentos.

Os últimos capítulos envolveram uma autorização para a redução do tamanho caso as placas não se encaixem nos locais determinados nos veículos e a retirada dos símbolos de identificação de estado e município.

No final de novembro, um novo cronograma foi anunciado para cada estado, mas todos deveriam cumprir as regras até 31 dezembro de 2018.

Com informações do Portal DNSul

Notícias Relacionadas

Justiça Federal concede liminar e suspende licenças para implantação de condomínio no Farol de Santa Marta

Além da suspensão, a proprietária não poderá promover qualquer intervenção na área, em Laguna (SC), sob pena de multa diária de R$ 10 mil

Assinada ordem de serviço que autoriza início das obras de implantação do sistema binário da Avenida Santos Dumont em Criciúma

Documento foi assinado pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, em solenidade realizada na noite desta segunda-feira (2), no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Adiada exigência de nota mínima na redação do Enem para quem tem Fies

Medida deveria ter entrado em vigor neste ano.

Obras de implantação do saneamento básico estão sendo revisadas em Lauro Müller

Em fase final, as tubulações passam por vistorias por empresa contratada pela Casan