Geral

Barra do Camacho é o único ponto poluído e impróprio para banho na região

De acordo com o relatório, 75,8% dos pontos analisados estão próprios para banho no litoral catarinense.

Foto: Divulgação 

O quarto relatório de balneabilidade da temporada foi divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

De acordo com o relatório, 75,8% dos pontos analisados estão próprios para banho no litoral catarinense. As coletas foram realizadas de 26 a 28 de dezembro. Na Amurel, o relatório indica um ponto poluído, a Barra do Camacho, na divisa de Jaguaruna e Laguna.

Em Florianópolis, dos 75 locais averiguados, em 78,8% recomenda-se o mergulho. No restante do litoral, dos 144 pontos, 107 apresentam condições favoráveis para banho.

O IMA realiza coletas e análises em 219 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. Os ensaios são efetuados nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

O IMA destaca ainda o cuidado dos banhistas ao entrar no mar quando transcorridas 24 horas de chuvas torrenciais. O alerta é para que população e visitantes não se banhem em saídas de rios, de riachos e galerias pluviais.

Além disso, o IMA chama a atenção para a situação das placas. Algumas, especialmente durante a alta temporada, são retiradas, danificadas ou vandalizadas. Desta forma, a recomendação é que os usuários acessem o site balneabilidade.ima.sc.gov.br para saber a condição das praias catarinenses.

Com informações do Notisul

Notícias Relacionadas

Prefeitura divulga decreto proibindo acesso a Laguna, às praias, praças e outros agrupamentos

A partir de hoje (20) estão sendo instaladas barreiras de bloqueio fixas e móveis, monitoradas pela Polícia Militar e Guarda Municipal, que impedem a entrada de veículos vindos de outras cidades do estado ou fora dele.

Bombeiros comemoram três anos sem mortes por afogamento durante Operação Veraneio

Em contrapartida, casos de queimaduras com águas-vivas passaram dos 15 mil nas praias de Garopaba, Imbituba, Jaguaruna e Laguna durante toda a Operação Veraneio.

Novas análises apontam zero resquício de agrotóxicos na água de Orleans

Após polêmica levantada com publicação do MPSC, Samae de Orleans realizou contraprova com o mesmo laboratório, que não apontou nenhum traço de agrotóxico.

Casan pede que consumidores economizem água por causa da escassez de chuvas

Ações como evitar lavar calçadas, pátios e carros ajudam. Níveis dos rios que abastecem cidades baixaram.