Segurança

Bolsonaro diz que pretende assinar decreto para liberar posse de arma de fogo

Bolsonaro também defende ampliar o porte para outras categorias, como a dos caminhoneiros.

Foto: Câmara dos Deputados

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, pelo Twitter, que pretende assinar um decreto para garantir a posse de arma de fogo para o cidadão sem antecedentes criminais. Ele disse ainda que vai tornar o registro definitivo.

Foto: Divulgação

Atualmente, qualquer cidadão a partir dos 25 anos pode comprar uma arma no Brasil, desde que cumpra alguns requisitos. É preciso apresentar certidões negativas de antecedentes criminais, não estar respondendo a inquérito policial ou processo criminal, ter ocupação lícita e residência fixa e comprovar capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio.

A posse também exige uma “declaração de efetiva necessidade”, expedida pela Polícia Federal, e este é um dos pontos que Bolsonaro quer derrubar.

Segundo dados da Polícia Federal obtidos pelo Instituto Sou da Paz via Lei de Acesso à Informação, o número de novos registros de armas por pessoas físicas subiu de 3.029, em 2004, primeiro ano após a sanção do Estatuto do Desarmamento, para 33.031 em 2017.

Já o porte é restrito a profissionais que exercem atividade de risco (policiais, juízes, promotores etc) e trabalhadores rurais que comprovem necessidade para subsistência (caça). Bolsonaro também defende ampliar o porte para outras categorias, como a dos caminhoneiros.

Com informações do Jornal Estadão

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Governador e presidente da Fecam debatem estratégias para combate à pandemia

O Governo do Estado se comprometeu a apresentar aos prefeitos, nos próximos dias, uma ferramenta que analisa a situação da pandemia de maneira regionalizada, o que ajudará na tomada e compartilhamento de decisões dos entes públicos.

“Eu não tenho medo de ameaça”, dispara vereadora Ema Hoffman contra presidente da Coopermila

A fala ocorreu na sessão da Câmara de Vereadores de Lauro Müller na noite desta segunda-feira (1°)

Novos conselheiros tutelares de Criciúma tomam posse no dia 10 de janeiro de 2020

Profissionais foram eleitos neste domingo (6), em processo eleitoral realizado no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi

Presidente da AMREC reúne presidentes das Câmaras de Vereadores para tratar de Consórcio Multifinalitário

Pelos trâmites, o protocolo de intenções já foi assinado por todos os prefeitos e segue agora para as câmaras.