Geral

Tanque de alta tecnologia aumentará reserva de água em Indaial

As obras da base da unidade serão executadas na primeira quinzena de janeiro, na Rua Camboriú, Bairro Rio Morto.

Foto: Divulgação

A CASAN iniciou a limpeza e a demarcação do terreno onde será construído um novo reservatório de água para a cidade de Indaial. As obras da base da unidade serão executadas na primeira quinzena de janeiro, na Rua Camboriú, Bairro Rio Morto.

O investimento na unidade será de R$ 2,1 milhões, instalando um tanque de alta tecnologia semelhante a outros dois implantados no Estado, um em Araquari e o outro nos Ingleses, em Florianópolis.

Com capacidade de 2 milhões de litros, o novo reservatório aumentará o estoque de água em Indaial e garantirá o abastecimento da cidade em períodos de alto consumo ou durante reparos e manutenções na rede. Indaial passará a ter uma reserva total de 5.450 milhões de litros de água.

A expectativa da Companhia é colocar a nova unidade em operação a partir de abril ou maio. A instalação é rápida em função da tecnologia selecionada, o aço vitrificado parafusado. Mais agilidade na construção, capacidade de reserva para grandes volumes, durabilidade maior e mais facilidade na manutenção estão entre as vantagens desse modelo importado.

A empresa vencedora da licitação para instalação do novo reservatório é a Eurotanks, que possui mais de 6 mil tanques em aço vitrificado semelhantes montados em cerca de 100 países.

A nova unidade faz parte do Plano de Investimentos em execução para Indaial. Entre as melhorias está a substituição de grandes trechos de rede de distribuição de água e a instalação de novos ou substituição de boosters (motobombas).

Indaial também ganhará uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) modelo compacta, com capacidade de 50 litros por segundo. A ser instalada ao lado da estrutura já existente, a nova unidade ampliará, até o final de 2019, para 255 litros por segundo a capacidade total de tratamento no município. A CASAN também implantará um novo reservatório com capacidade para 400 mil litros no Bairro Encano, trazendo maior tranquilidade no abastecimento deste bairro situado na divisa com Blumenau.

“Após a assinatura do Contrato de Programa, que trouxe segurança jurídica aos investimentos da CASAN no município, não paramos mais de investir para suprir as demandas principais”, destaca o chefe da Agência local da CASAN, Valdeci Ferreira. “Estamos ainda com problemas para abastecer alguns bairros com segurança e tranquilidade, como o Warnow e a Estrada das Areias, mas as obras e melhorias previstas para os próximos 12 meses pretendem justamente acabar com os problemas destas duas áreas”, complementa Ferreira.

A cidade está também recebendo um investimento de R$ 18,5 milhões para ampliar seu Sistema de Esgotamento Sanitário. O projeto em execução vai beneficiar mais de 7 mil moradores do bairro Tapajós.

Colaboração: Comunicação CASAN

Notícias Relacionadas

Novas análises apontam zero resquício de agrotóxicos na água de Orleans

Após polêmica levantada com publicação do MPSC, Samae de Orleans realizou contraprova com o mesmo laboratório, que não apontou nenhum traço de agrotóxico.

Casan pede que consumidores economizem água por causa da escassez de chuvas

Ações como evitar lavar calçadas, pátios e carros ajudam. Níveis dos rios que abastecem cidades baixaram.

Samae de Orleans celebra 47 anos de fundação e inaugura obras de reforma da sede

Investimentos de quase meio milhão de reais visam oferecer um atendimento com mais qualidade aos consumidores e melhores condições de trabalho.

Retomada da economia: Estado registra aumento na arrecadação de julho

Entre os meses de março e junho, o Estado teve impacto negativo de 11,3% ao que era esperado para o período.