Geral

Famsid já começa a receber óleo de cozinha usado em Siderópolis

A Fundação já começou a receber também moradores em sua sede para o descarte correto do resíduo.

Foto: Divulgação

Desde o lançamento do projeto “Eco Óleo”, a Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis , (Famsid), já começou a receber litros de óleo de cozinha usado. O primeiro doador foi um pesque e pague do município, que descartou centenas de litros. A Fundação já começou a receber também moradores em sua sede para o descarte correto do resíduo.

“É muito bom ver que os moradores estão aderindo ao projeto. Devemos nos conscientizar e ajudar nosso ecossistema que tanto precisa de nossa ajuda e juntos faremos a diferença”, comentou a presidente da Famsid, Franciele Candido de Oliveira.

O projeto foi lançado, pois muitas vezes, por falta de informação de onde depositar o óleo, as donas de casa acabam descartando no ralo da pia, o que faz com que prejudique o meio ambiente. Um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água. Pensando nisso o Governo Municipal, a Famsid e o Movimento Familiar Cristão, lançaram o projeto.

O objetivo da arrecadação é dar um destino correto para este resíduo. De acordo com a demanda, uma empresa especializada irá passar nos pontos de arrecadação para recolher o material.

Para depositá-lo, basta esperar o óleo esfriar, colocá-lo dentro de uma garrafa pet e levá-lo até um ponto de coleta mais próximo e depositá-lo na bombona de arrecadação. O óleo deve estar limpo, sem nenhum rejeito de comida junto. A embalagem de arrecadação pode ser retornável para evitar o desperdício do material.

O prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão, elogiou a iniciativa e agradeceu por mais esta ideia. “Aos poucos o município vai dando o destino correto para todos os resíduos que geramos. É através de ações como esta que tornamos cidadãos de bens e responsáveis, ajudando nosso meio ambiente”, destacou.

Em breve a arrecadação será feita em todos os bairros da cidade. “O mais rápido possível iremos disponibilizar bombonas em edifícios e em pontos estratégicos nos bairros, para que todos possam depositar seus resíduos”, concluiu Franciele.

Caso algum estabelecimento de Siderópolis, que gere este tipo de resíduo, queira ser parceiro do projeto pode entrar em contato direto na Famsid, por meio do telefone: 3435-8986.

Os pontos de arrecadação são:

– Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid)

– Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

– Posto Fórmula 1

– Todos os domingos na missa da igreja matriz

Colaboração: Comunicação Siderópolis

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Hospital de Laguna ativará 10 leitos de UTI no começo de agosto

O Estado auxiliará com a habilitação dos leitos junto ao Ministério da Saúde, para garantir que o recurso do custeio seja pago pelo Governo Federal.

Laserterapia será o novo método de tratamento usado pelo SUS de Criciúma

O evento de lançamento aconteceu na manhã desta segunda-feira (9), no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris

400 ecofiltros serão distribuídos em duas comunidades para o recolhimento de óleo de cozinha

A iniciativa da Secretaria de Saúde (SEMUSA) foi tomada para que as profissionais se familiarizem com o instrumento de trabalho.

No Dia da Árvore Famsid plantará espécies nativas nas margens do Rio Albina em Siderópolis

O projeto será desenvolvido na próxima sexta-feira e toda população pode participar