Os moradores poderão circular pelo bordo direito, afastados do fluxo local de veículos.
A construção de nova via lateral na BR-101 Sul catarinense entre o km 305 ao km 306, em Bentos (Laguna) terá 900 metros de passeio público, para circulação segura de pedestres. A calçada vai cobrir toda a extensão da plataforma estradal em execução e será ligada no segmento de passeios já executadas na rua lateral liberada na comunidade. Os moradores poderão circular pelo bordo direito, afastados do fluxo local de veículos.
A construção da calçada em Bentos é parte do conjunto de estruturas para pedestres dentro do lote de Obras Complementares à duplicação da rodovia federal, no trecho catarinense. Além dela, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) liberou, ainda em 2017, cerca de 2,8 mil metros de passeios públicos – 2,2 mil no bordo direito e outros 600 metros no bordo esquerdo das pistas duplicadas – dentro do espaço das vias lindeiras entre o km 341,5 ao km 343,7, em São Cristóvão, Tubarão.
Em Pescaria Brava, a autarquia liberou, também no ano passado, outros 2,5 mil metros de calçadas, onde as comunidades de Laranjeiras e KM 37 fazem uso dos passeios diariamente. Esses três segmentos pertencentes às Obras Complementares abrigam aglomerados urbanos próximo das pistas da BR-101.
Em toda a construção de calçadas, para evitar processos erosivos e assoreamento no sistema de captação da água das chuvas, os taludes construídos recebem o plantio de grama em leivas. A construção dos passeios públicos (calçadas) em aglomerados urbanos lindeiros da BR-101 Sul catarinense faz parte do Programa de Melhoria das Travessias Urbanas, constante no conjunto dos 22 programas socioambientais e um Estudo do Plano Básico Ambiental (PBA) das obras de duplicação.
O programa tem como objetivo atuar sobre possíveis distorções no uso e ocupação do solo, na segregação urbana e intrusão visual. Isto é, o considerável aumento na circulação de veículos em tráfego de longo curso, aliado a velocidade constante, como é o caso da duplicação da rodovia federal em zona urbana, gera certo conflito entre o espaço viário e o espaço urbano. Isso acaba causando sérios impactos para motoristas e pedestres, pois afetam o desempenho operacional das pistas e provocam a perda da qualidade de vida dos núcleos urbanos.
Colaboração: Comunicação DNIT