Geral

Após incêndio, Centro Cultural Jorge Zanatta reinaugura nesta sexta-feira

O processo de restauração do Centro Cultural Jorge Zanatta iniciou no começo deste ano e custou cerca de R$ 1,5 milhão.

Foto: Divulgação

O prédio, que surgiu em Criciúma como sede do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em 1945, é devolvido à comunidade nesta sexta-feira. Desta vez, reformado e com novos espaços, após o incêndio que destruiu parte da estrutura em setembro de 2017. O processo de restauração do Centro Cultural Jorge Zanatta iniciou no começo deste ano e custou cerca de R$ 1,5 milhão.

Como referência no cenário cultural da cidade, o local vai oferecer oficinas de teatro, violão, guitarra, baixo, flauta, acordeão, piano, violino e técnica vocal. Para viabilizar a reforma, um terço do valor da obra foi bancado com recurso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e o restante com apoio da iniciativa privada e contrapartida do município.

Apesar do cuidado em manter as características originais do prédio, algumas melhorias foram necessárias, como a acessibilidade para cadeirantes. A edificação é tombada, então a reforma precisou respeitar as características de edificação. Peças de ladrilho, revestimento cerâmico, forro e assoalho, todos os detalhes foram pensados com carinho pela equipe de trabalho.

O prédio, que pertencia à União, foi cedido ao município. Além de Centro Cultural, o local também será sede da administração da Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e do arquivo histórico municipal. Um edital de chamamento público vai selecionar interessados para a instalação e manutenção da galeria de artes, café, biblioteca pública e galpão de artes.

Com informações do site NSC Total

Notícias Relacionadas

Incêndio no Hotel Rech: polícia indicia responsável pelo local por homicídio culposo

Voluntários catarinenses irão ajudar no resgate de animais vítimas do incêndio no Pantanal

Os quatro amigos viajam neste sábado para ajudar no tratamento dos animais afetados.

Samae de Orleans celebra 47 anos de fundação e inaugura obras de reforma da sede

Investimentos de quase meio milhão de reais visam oferecer um atendimento com mais qualidade aos consumidores e melhores condições de trabalho.

Onze estudantes vão para Hospital após incêndio em escola de Braço do Norte

Não houve queimaduras, apenas intoxicação por causa da fumaça.