Homenagens, prestação de contas, projetos e indicações também marcaram a sessão legislativa. No próximo e último encontro, será votado e conhecido o novo presidente da Casa para 2019.
A Câmara de Vereadores de Cocal do Sul intensifica seus trabalhos antecedendo a última sessão legislativa do ano. Nesta terça-feira (11), houve aprovação de projetos indicações, prestação de constas da Epagri da cidade e homenagem ao Cala Apae. O destaque ficou para a aprovação de cessão de áreas para a instalação de novas empresas na cidade.
Logo no início, os vereadores Adriano Possamai Della (PSDB), Giovana Galato Santa Rosa (PP), Marcel Freitas (PSDB) e Luiz Henrique de Bittencourt (PP) usaram a tribuna. Com eles, a presidente Roseny Cittadin Barbosa (MDB), a Nega, que falou e homenageou os alunos, professores e direção do Cala Apae pela atuação nas Olimpíadas das Apaes e destaque em projetos pelo Estado. Os vereadores entregaram as honrarias. “É um trabalho louvável e deve ser destacado o quão importante a instituição é para a nossa cidade. Estamos orgulhosos e por isso homenageamos a todos”, destacou a presidente.
Aos alunos, foram entregues medalhas e à diretora Rosiclei Prior Viola, uma placa das mãos da presidente Ivanir Búrigo Issa. Antes mesmo, o extensionista da Epagri, Cleiton José Pereira fez uma apresentação com o balanço de atividades do órgão ao longo do ano.
[soliloquy id="310737"]
Vereadores aprovam repasse de áreas.
A Câmara autorizou a instalação de novas empresas nas áreas disponibilizadas pela prefeitura na cidade. Segundo o vereador Erik Pereira Zeferino (PC do B), um trabalho minucioso de análise foi realizado para a autorização. “Analisamos junto ao Conselho de Desenvolvimento Econômico da cidade e identificamos a necessidade da cessão das áreas a estas empresas. Que venham o mais rápido possível para trazer emprego e renda para a cidade”, destacou.
“Analisamos muito bem e vimos o potencial de cada uma delas. Essas medidas visam garantir que o terreno cedido seja utilizado de maneira responsável. Existe uma fila de interessados muito grande e um dos motivos é o baixo custo da energia”, lembrou o vereador Richardson Vieira (PDT).
Após as considerações dos vereadores, o projeto de lei foi votado e aprovado por unanimidade.
Indicações
Entre os pedidos junto ao Governo Municipal, os vereadores sugeriram a recuperação de vias, aquisição de carro para o atendimento domiciliar das equipes de saúde dos Estratégia da Saúde na Família – ESF e aquisição de caçambas de tele-entulho para a população. “Que o Poder Executivo, junto com a Secretaria de Obras, avalie a possibilidade de compra de caçambas para o recolhimento de entulho dos moradores da cidade. Acredito que saia mais em conta para o munícipe e o Governo poderia cobrar o serviço com um preço atrativo da população”, defendeu a vereadora Giovana através de indicação.
“Que refaça novamente a pavimentação da Rua Abel Crestani Sartor, no Loteamento Jatobá. São lajotas soltas que dificultam a vida dos moradores e motoristas que passam pelo local. É um pedido da comunidade. A pretensão de pavimentarem com asfalto, mas sem previsão”, lembrou o vereador Adriano.
“Um outro automóvel. As enfermeiras e técnicas de enfermagem sentem a falta de uma condução em algumas unidades de saúde para o atendimento domiciliar. Se deslocam a pé ou com os veículos particulares. O ideal seria mais carros para atender principalmente os bairros Jardim Itália e Jardim Elizabeth”, defende o vereador Marcel.
Uma sessão extraordinária na próxima segunda-feira (17), antecipa a eleição e posse do novo presidente da Câmara para 2019 que acontece na sessão de terça (18).
Acompanhe detalhes da sessão legislativa em vídeo