Em sessão ordinária do Poder Legislativo de Lauro Müller, na noite desta segunda-feira (10), os vereadores elegeram os nomes que irão compor a nova Mesa Diretora para o biênio 2019/2020. O novo presidente a partir do próximo mês de janeiro será o vereador Luciano Leodato, o Cisco, do PSB 40, que encabeçou a chapa 1, eleita por cinco votos a quatro.
O fato que mais chamou atenção foi que o vereador compôs chapa com a bancada do MDB, partido de oposição ao atual Governo do Município, com quem o PSB 40 até então era coligado. Vereador Cisco terá como vice-presidente Manoel Leandro Filho , o 1ª secretário será a vereador Pedro Luiz Machado e a 2º secretária Ema Hofmann Benedet. Ficou de fora apenas o vereador Hélio Luiz Bunn, respeitando o número máximo de componentes da Mesa.
Ouça na íntegra a sessão:
Ao final da sessão, em entrevista, o presidente eleito anunciou o fim da coligação do PSB com os demais partidos que compõe junto com o PP o Governo do Município de Lauro Müller. “Esta foi uma decisão tomada em conjunto com nosso partido após uma análise dos últimos dois anos da nossa coligação. Nosso presidente autorizou a falar e anunciar o fim da coligação com o atual governo, com isso a partir de agora o PSB começa a tomar um novo rumo”, disse Leodato.
A chapa 2 que foi derrotada com quatro votos era encabeçada pelo vereador José Antonio De Bettio (PSDB), com o vereador José Cambruzi (PSB) de vice, Ronaldo da Silva (PP) como 1º secretário e Anderson Antonio Bez Batti como 2º secretário.
“Nós da chapa 2 mantivemos o acordo que havíamos feito há dois anos. Fico feliz porque trabalhamos de uma forma honesta e verdadeira. Acredito que uma pessoa na vida pública ou em qualquer segmento tem que ter postura, comprometimento e verdade. Fico muito chateado porque eu não esperava este resultado. Busquei conversar com o vereador Cisco durante várias vezes, ele marcou não compareceu, desligou o celular… estamos bastante decepcionados”, disse vereador José Antonio De Bettio.
“Na minha opinião, de homem de caráter e respeito, estou bastante surpreso. Pessoas de caráter não fazem isso. Político tem que ter palavra, esse país tá minado de corrupto. Espero que em Lauro Müller o povo saiba dar o troco também. O vereador Cisco nunca vai me convencer de que ele é bom caráter na politica”, disparou o vereador José Cambruzi.
A última sessão ordinária do ano de 2018 será na próxima segunda-feira (17). A câmara entra em recesso a partir do dia 22 de dezembro, retornando dia 1º de fevereiro com as atividades normais, vale lembrar que apesar de não ter reuniões ainda assim a câmara não estará fechada, continuará mantendo o expediente todo este período.
O líder do Poder Executivo Municipal, prefeito Valdir Fontanella está em uma viagem ao exterior. Já seu vice, Pedro Barp Rodrigues que atualmente é o prefeito em exercício preferiu não se manifestar. Pedro Barp há alguns meses pediu desfiliação do PSB junto a outras lideranças, entre elas o secretário de Agricultura, Acione Andradre Izidoro.