Dois terços das declarações de imposto de renda com problemas omitiram rendimentos do titular ou dos dependentes.
A Receita Federal divulgou os números de retenção das declarações de imposto de renda em Santa em Santa Catarina. Este ano, até agora, 21.643 seguem na malha fina por inconsistência nas informações prestadas.
A quantidade corresponde a 1,59% do total – foram mais de 1,3 milhão de declarações apresentadas este ano no Estado.
Dois terços das declarações de imposto de renda com problemas omitiram rendimentos do titular ou dos dependentes. Mas também há outras inconsistências, como·diferenças entre o imposto declarado e o que foi retido na fonte, erros na declaração de despesas médicas ou na dedução de previdência ou pensão alimentícia.
Para saber se a declaração está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o Extrato de Processamento da DIRPF no site da Receita, e consultar a seção “Pendências de malha”. É nessa seção que o contribuinte pode identificar se a declaração está retida em malha fiscal, ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo, conforme explica a Receita Federal.
Se a declaração estiver retida, o contribuinte pode verificar o motivo da retenção e consultar orientações de procedimentos. Se houve erro na declaração apresentada, é possível regularizar sua situação apresentando declaração retificadora.
Sem não há erro, o contribuinte pode aguardar intimação ou agendar pela internet uma data e local para apresentar os documentos e antecipar a análise da declaração pela Receita, a partir de janeiro do ano que vem.
Com informações do NSC Total