A administração municipal entrou em acordo com a empresa Focalle, vencedora da licitação, e a fiscalização eletrônica de trânsito começa a funcionar parcialmente na cidade.
Os três primeiros equipamentos OCR, tecnologia que verifica placas de veículos em tempo real, já estão ativos em Criciúma. A administração municipal entrou em acordo com a empresa Focalle, vencedora da licitação, e a fiscalização eletrônica de trânsito começa a funcionar parcialmente na cidade. Na quarta-feira é a vez dos fiscalizadores de velocidade, em caráter educativo.
O diretor da Focalle Engenharia Viária, José D’Agostini Neto, explica que a tecnologia OCR também permite o acompanhamento dos veículos que avançam o sinal vermelho e que param sobre a faixa de pedestres, por exemplo. Esses três equipamentos compreendem 71 faixas das 119 instaladas no município.
Ao todo Criciúma terá 12 equipamentos OCR, que irão auxiliar na segurança dos pedestres e dos condutores. Eles auxiliam ainda a Polícia Militar, pois fiscalizam em tempo real veículos com licenciamento atrasado e com registro de furto.
“Por se tratar de segurança pública, o controle e monitoramento dos equipamentos de OCR será realizado pela Polícia Militar. Ele poderá ser usado em uma ocorrência simples ou até em casos de furto ou tráfico de drogas” explicou o titular da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT), Gustavo Medeiros.
Na quarta-feira, os fiscalizadores de velocidade começam a funcionar em caráter educativo. Enquanto isso, a empresa em parceria com o Inmetro farão o trabalho de aferição dos equipamentos, que deve concluído ao longo do mês de dezembro.
“O propósito não é multar ninguém, o que deseja o Governo do Município de Criciúma é que o cidadão ande com o carro em dia, que respeite a faixa de pedestre, a velocidade e o pedestre. É preciso que o cidadão respeite o regramento do transito” reforçou o prefeito Clésio Salvaro.
Com informações do site NSC Total