Igreja do distrito de Barro Branco ficou lotada na manhã desta terça-feira (04). Santa Luzia também é homenageada na semana que abre a 86ª edição da tradicional festa.
Uma santa missa marcou a abertura das festividades em honra a Santa Bárbara na manhã desta terça-feira (04), em Lauro Müller. Celebrar a padroeira dos Mineiros e Santa Luzia, protetora dos olhos, é tradição no distrito do Barro Branco e chega a sua 86ª edição. A missa foi realizada pelo vigário da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Padre Valmor Böeger e o reitor do Santuário Diocesano, Padre Antônio Vander e cantada pelo Coral Infanto-Juvenil Anjos Mineiros.
A celebração contou com a participação de mineiros da Carbonífera Catarinense, que trouxeram a imagem da santa e demais objetivos simbolizando o trabalho e o pedido de proteção à padroeira. “Temos um jeito de reagir quando olhamos para uma pessoa. Nas devemos olhar com admiração porque elas trilharam um bom caminho e nos mostraram bons exemplos. Seguimos o exemplo de alguém que é bom. Celebrar Santa Bárbara é lembrar da vitória de Deus sobre o pecado”, lembra Vander.
“Os mineiros tem um carinho muito especial por Santa Bárbara e na hora de baixar a mina eles seguem em segurança e na fé. A história do carvão nacional iniciou aqui e é muito importante para a cidade essa devoção À Santa que também tem uma história de luta e fé”, comenta o Padre Böeger.
Logo após a celebração, os fieis foram recepcionados no salão da comunidade para um almoço festivo. A programação religiosa e festiva continua ao longo da semana, inclusive com novenas, antecipando as transladações das imagens e as santas missas no final de semana.
E um dos momentos mais marcantes da festividade é a tradicional transladação da noite de sábado (08). Conforme o coordenador da comissão religiosa da festa, André Kulkamp Pereira, as imagens das santas serão trazidas pelos mineiros, partindo das duas minas na cidade.
“Para a cidade e a comunidade é muito importante este momento pela grande devoção. As missas de sábado de domingo serão celebradas pelos padres Valdemir De Bona, o Miro, Pedro Paulo Custódio e Valmor Böeger. A imagem de Santa Luzia saíra em transladação da Mina G, da Carbonífera Catarinense e a de Santa Barbara, da mina da Carbonífera Belluno, localizada na comunidade da Rocinha. Ambas se deslocarão a partir das 19h30min. Na igreja do Barro Branco, serão recepcionadas pelos fieis e pela Banda Santa Bárbara, além do show pirotécnico Já no domingo, a celebração inicia às 10 horas”, afirma.
Veja mais fotos
[soliloquy id="309236"]
Veja vídeo