Moradores cobraram discussão entre lideranças. Legislativo descarta existência ou chegada de projeto na casa sobre possíveis alterações e se colocou à disposição.
Moradores da Rua Edson Gaidzinski, no centro de Cocal do Sul, se mobilizaram e lotaram a Câmara de Vereadores na última semana, a fim de acompanhar e discutir a possível alteração do trânsito na área central da cidade. Um representante dos moradores contrários às alterações usou a tribuna. Os vereadores descartaram qualquer projeto a ser votado neste sentido e se colocaram à disposição para ampliar a discussão.
Recentemente, dois projetos foram apresentados aos moradores em audiência pública, sendo um deles sobre as obras de reabilitação da SC-108, proposta pelo Deinfra e o segundo sobre o contorno de Cocal (anel de contorno viário), aproximadamente 16,5 km e orçamento previsto em R$ 80 milhões de reais.
A discussão que motivou a mobilização dos vereadores seria de um projeto voltado ao contorno do trânsito. O objetivo, segundo citado, seria desviar os veículos da SC-108, para a rua dos moradores (veja no mapa).
“O projeto está sendo distorcido por meio de interlocutores. O trânsito pesado seria desviado em apenas 500 metros. Nesta rua, temos dois colégios, uma pizzaria, empreendimentos comerciais e aproximadamente 50 moradores. Caso seja desviado o trânsito que vem da SC-108, teríamos dois engarrafamentos”, demonstrou preocupação o representante dos moradores contrários, Samir Issa ao usar a tribuna livre.
A presidente do Legislativo, Roseny Cittadin Barbosa, a Nega (MDB), enfatizou que não chegou à Câmara, nenhum projeto neste sentido e, em nome de todos os vereadores, se colocou à disposição. “Foi informado que o projeto seria votado hoje na casa. Não está aqui. Lembramos que estamos a favor da população. A população precisa ser ouvida e o assunto discutido. É uma mudança muito grande. Alguns dos vereadores viram falar do projeto, mas em nenhum momento chegou à casa”, lembrou a presidente.
“Não somos contrários. Não se sabe se é verdade. E não tem como prosperar a ideia de desviar o transito pesado para uma rua. E, sim o anel de contorno viário para depois analisar a possibilidade de transferir o trânsito, analisando os prós e contras. Se fazer o desvio neste momento, vai se tornar inviável.Primeiro, que se mobilize pela busca de recursos para a construção do anel de contorno viário”, afirma Issa.
Ainda durante a sua explanação, Samir destacou a discussão junto com o Governo Municipal, Câmara e moradores.
Logo após, o dentista Jhoniffer Marques Serafim, ao falar sobre o Projeto Lucas desenvolvido pela Igreja Quadrangular, abriu espaço em sua fala e opinou sobre as mudanças no trânsito no centro da cidade. “Vai valorizar e muito gente é a favor. Vai viabilizar progresso. Não vejo como a cidade progredir sem isso. Tem que ter planejamento e um projeto bem feito. Hoje quem quer alugar uma sala no centro da cidade, paga até R$2 mil de aluguel. É valor de sala no centro de Criciúma. Torço pelo progresso para toda a cidade”, comentou.
Após a afirmação, houve discussão entre os presentes, a favor e contra a mudança. O assunto foi cessado pela presidente da Casa e se colocou à disposição para uma discussão ampla em breve.
Pedidos de informações e 10 indicações apresentadas
Após a discussão em torno do trânsito na cidade, os vereadores deram sequência à votação dos três requerimentos e dez indicações propostas para a sessão legislativa, além de projetos. Confira abaixo:
PE Nº. 41/18. Autoriza firmar convênio para repasse financeiro a apae – associação de pais e amigos dos excepcionais de cocal do sul, e dá outras providências.
PE Nº. 42/18. Altera dispositivos da Lei Nº. 1.136, de 22 de maio de 2013, que estabelece premiação para os profissionais de saúde da atenção básica e dá outras providências.
PE Nº. 43/18. Autoriza a venda de imóvel de propriedade da prefeitura municipal de cocal do sul, a empresa que menciona e dá outras providências.
PE Nº. 45/18. Autoriza o chefe do Poder Executivo a efetuar a abertura de crédito especial, no orçamento do Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências.
Projeto do Legislativo PL Nº. 12/18. Autoria. Marcel Freitas. Denomina logradouros públicos no loteamento Tovena no Bairro Jardim Elizabeth, neste município.
Projeto do Legislativo PL Nº. 13/18. Autoria. Richardson Vieira. Institui no calendário de eventos oficiais do município de Cocal do Sul a semana municipal dos conselhos de políticas públicas e dá outras providências.
Requerimento Nº. 41/18. Autoria. Adriano Possamai Della. Que o Poder Executivo através dos órgãos competentes envie a essa Casa Legislativa para questão de informação nome de todos os funcionários da prefeitura com data de admissão até a presente data inclusive de todos os estagiários.
Requerimento Nº. 42/18. Autoria. Marcel Freitas. Que o Poder Executivo através do órgão competente envie a essa casa legislativa para questão de conhecimento e comparativo, as seguintes informações: a) valor arrecadado com o itbi ( imposto de transmissão de bens e imóveis) no ano de 2017. Visto que nesse ano a taxa era calculada sobre o valor venal do imóvel. E quantas transmissão de bens e imóveis foram feitas no ano de ( 2017). b)valor arrecadado com o itbi ( imposto de transmissão de bens e imóveis) no ano de 2018. Visto que nesse ano a taxa está sendo calculada sobre o valor real, ou aproximado do imóvel. E quantas transmissão de bens e imóveis foram feitas nesse ano.( 2018)
Requerimento Nº. 43/18. Autoria. Agenor Benarti Pedroso e Erik Pereira Zeferino. Que o Poder Executivo informe a esta casa legislativa quais indicações apresentada no ano de 2017 já foram atendidas e quais ainda não foram atendidas pelo poder público.
Indicação Nº. 230/18. Autoria: Roseny Cittadin Barbosa. Que o Poder Executivo utilize os valores arrecadados com o leilão de bens inservíveis ao município para a compra de um veículo para transporte de pacientes fora do domicílio- TFD.
Indicação Nº. 233/18. Autoria: Marcel Freitas. Que o Poder Executivo, juntamente com os órgãos competentes, faça uma limpeza no passeio ( espaço destinado a calçadas) da ETA ( estação de tratamento de água ) assim como a construção de calçadas de acessibilidade urbana, visto que é uma das autarquias que pertence ao município, e está muito mal cuidado.
Indicação Nº. 234/18. Autoria: Marcel Freitas. Que o Poder Executivo, juntamente com os órgãos competentes, faça a aquisição de um micro-ônibus, cuja finalidade seja de uso exclusivo para os projetos existentes no município.
Indicação Nº. 238/18. Autoria: Marcel Freitas. Que o Poder Executivo, juntamente com os órgãos competentes, faça um estudo, para que no mínimo uma vez por mês, tenha o horário estendido para a realização dos exames preventivos a saúde da mulher.
Indicação Nº. 240/18. Autoria: Giovana Galato Santa Rosa. Que o Poder Executivo junto com a secretaria competente avalie a possibilidade de implantar no município curso de inglês e italiano para jovens e adultos.
Indicação Nº. 241/18. Autoria: Giovana Galato Santa Rosa. Que o Poder Executivo, viabilize estudos para que junto com os moradores do bairro / associação de moradores/ obras/ meio ambiente e outras entidades realizam mutirões de limpeza dos terrenos baldios.
Indicação Nº. 242/18. Autoria: Giovana Galato Santa Rosa. Que o Poder Executivo, avalie a possibilidade de abrir licitação para castração e microchipagem dos animais de rua.
Indicação Nº. 243/18. Autoria: Marcel Freitas. Que o Poder Executivo, juntamente com os órgãos competentes, faça um estudo de viabilidade para a criação de um aplicativo para dispositivo móvel, visando o agendamento, confirmação e cancelamento de consultas e exames nos ESF’s ( estratégia saúde da família) e no pronto atendimento.
Indicação Nº. 248/18. Autoria: Marcel Freitas. Que o Poder Executivo, juntamente com os órgãos competentes, crie no município de cocal do sul, um projeto de lei intitulado como ” banco de resíduos e materiais de construção”. com o objetivo de armazenamento e distribuição de:* sobra de matérias primas da construção civil, obras particulares, edificações, reformas ou demolições de prédios e residências.* resíduos sólidos que possam ser utilizados em obras;* materiais adquiridos pelo próprio município;* ou doações de empresas, entidades não governamentais e da comunidade em geral;
Indicação Nº. 249/18. Autoria: Erik Pereira Zeferino. Que o Poder Público junto com a secretaria de obras faça o recolhimento de um guard rail que está em frente ao lima veículos já fazem 2 meses. foi feito o serviço mas não foi retirado do local, e lembrando que se alguém se acidentar por conta do problema a responsabilidade é da prefeitura.”
Veja mais fotos da Sessão
[soliloquy id="307027"]
Veja a sessão em vídeo