Geral

Os empreendedores esquecidos do Sul do Estado

Região não lembrou o centenário de nascimento de dois grandes nomes, Diomício Freitas e Santos Guglielmi.

Nomes que ajudaram a construir a história da economia do Sul de Santa Catarina e tiveram contribuição fundamental para o desenvolvimento do Estado tiveram seu centenário de nascimento esquecido. Primeiro foi Diomício Freitas, que se estivesse vivo teria celebrado seus 100 anos de vida em abril do ano passado. Na quarta-feira, a região nem sequer lembrou dos 100 anos de outro cidadão que ajudou a erguer esta região e a transformá-la em referência para Santa Catarina. No dia 28 de Março de 1912 nascia em Morro da Fumaça o empresário Santos Guglielmi.

Desde cedo apreendeu a importância do trabalho sério e responsável. Acabou construindo um verdadeiro império. Ambos não tiveram uma homenagem, uma sessão especial da Câmara, nem mesmo foram lembrados pelos municípios que ajudaram a construir.

Talvez o presidente da Acic Olvacir Fontana lembre dos dois em sua cerimônia de posse, na próxima terça, ao lado do Governador Raimundo Colombo.

O ano de 2012 reserva também a celebração de um outro centenário. No dia 20 de setembro de 1912 nascia em Urussanga Maximiliano Gaidzinski. Fica então, o pedido para que o prefeito de Cocal não deixe a data passar em branco e celebre a memória do homem que até hoje ainda é referência de empreendedorismo.

Anderson de Jesus/Sul Notícias