Geral

Escola de Urussanga implanta Centro de Memória com arquivos desde 1940

O Centro de Memória já pode ser visitado, mas o término da organização está previsto para 2019.

Estudantes que participam do projeto ‘Educação Patrimonial: conhecer para preservar’ receberam na escola o secretário-adjunto Gildo Volpato.
Foto: Divulgação

Para valorizar a história da Escola de Educação Básica – EEB Barão do Rio Branco, em Urussanga, foi criado o Centro de Memória que mostra a trajetória da escola por meio de fotografias e documentos desde a década de 40.

O secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Educação Gildo Volpato, e a gerente de Educação de Criciúma, Jucilene Antônio Fernandes, visitaram a escola nessa segunda-feira, 5, para conhecer o projeto. “Este é um gesto de valorização da história local e regional que proporciona aos estudantes enriquecimento cultural. Sempre apoiaremos iniciativas como essa”, afirma Volpato.

A iniciativa partiu do projeto Educação Patrimonial: conhecer para preservar, que trabalha com jovens do ensino médio a valorização da cultura e o estímulo pelo interesse da preservação. O projeto foi orientado pela professora Juliana Geraldi Yamaguti, na disciplina de Sociologia, e teve a parceria da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). “É uma maneira de mostrar à comunidade escolar que um arquivo é vivo e não morto como muitos ainda pensam. Arquivos contam histórias”, destaca a professora Juliana.

O Centro de Memória já pode ser visitado, mas o término da organização está previsto para 2019.

Colaboração: Comunicação Imprensa SDR Criciúma

Notícias Relacionadas

Justiça Federal concede liminar e suspende licenças para implantação de condomínio no Farol de Santa Marta

Além da suspensão, a proprietária não poderá promover qualquer intervenção na área, em Laguna (SC), sob pena de multa diária de R$ 10 mil

Assinada ordem de serviço que autoriza início das obras de implantação do sistema binário da Avenida Santos Dumont em Criciúma

Documento foi assinado pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, em solenidade realizada na noite desta segunda-feira (2), no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Obras de implantação do saneamento básico estão sendo revisadas em Lauro Müller

Em fase final, as tubulações passam por vistorias por empresa contratada pela Casan

Estado receberá estudos para implantação de novo mirante na Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro deve ganhar um novo equipamento turístico, resultado de investimento totalmente privado.