Consumidor que se prepara para ir as compras deve prestar atenção em pequenas condições.
Novembro chegou e no Brasil, a Black Friday já se tornou tradicional entre os lojistas. Realizada na segunda quinzena do mês, o intuito da data é propor desconto especiais aos consumidores, visando também datas festivas como o natal e virada de ano.
Por conta disso, a diretora executiva do Procon Içara, Karoline Calegari, aponta dicas para os clientes que estão se preparando para as compras. Uma delas será a “Cyber Monday” em que muitos varejistas aproveitam o endosso das compras para também oferecer descontos na segunda-feira posterior.
Outras dicas são fundamentais para não cair nos descontos falsos – apelidados de “black fraudes”:
– Não faça compras por impulso. Analise seu orçamento; reflita se você realmente precisa daquilo; avalie se essa compra não vai desequilibrar suas contas.
– Durante esta semana e a próxima, pesquise o preço do produto que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores. Na sexta-feira (23), confira se o produto faz parte da Black Friday e compare seu preço com os que você coletou.
– Visite estabelecimentos diferentes e compare os preços dos produtos que pretende adquirir.
– Muito cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras.
– Grave todas as telas e comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor.
– O site deve conter o nome da empresa, endereço físico e demais informações necessárias para que o fornecedor possa ser localizado e contatado.
– Verifique se o site é seguro: no momento da transação, confira se no canto inferior da tela há um cadeado ou chave. Atualize seu programa antivírus, bem como os programas de monitoramento contra spywares e firewall.
– Forneça apenas os dados solicitados pelo site durante a transação, nada mais.
– Fique atento à reputação do vendedor. Verifique depoimentos, reclamações e as avaliações da empresa. Os sites “Reclame Aqui” e “Consumidor.gov.br” são boas fontes para essas informações.
– Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver.
– Direito de arrependimento: nas compras on-line, o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. O fornecedor deve informar, sempre de maneira clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor.
– Não faça compras ou qualquer operação bancária utilizando computadores de lan houses ou cybercafés. Eles podem conter programas maliciosos que furtam números de cartões de crédito e senhas.
– Não se impressione com aqueles cronômetros enormes em contagem regressiva informando que a promoção está acabando. Isso é apenas uma pressão para que você compre logo, sem pensar muito.
O consumidor que tiver qualquer dúvida, deve procurar a sede do Procon de Içara, que fica na Rua Altamiro Guimarães, 356, Centro, e atende de segunda as sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Colaboração: Giovane Marcelino – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Içara