Geral

Morro da Fumaça realiza ações em alusão ao Novembro Azul

O mês é todo voltado à prevenção do câncer de próstata e da promoção da saúde do homem.

Foto: Filipe Casagrande / Comunicação Prefeitura de Morro da Fumaça

Após as diversas ações durante o Outubro Rosa, o Governo Municipal de Morro da Fumaça, através da Secretaria do Sistema de Saúde, prepara as atividades voltadas ao Novembro Azul. O mês é todo voltado à prevenção do câncer de próstata e da promoção da saúde do homem.

Serão realizados atendimentos e orientações em todas as unidades de saúde que, inclusive, terão horário especial. O encerramento da campanha ocorrerá no dia 29 de novembro, com uma palestra sobre o tema no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Roque. “Depois das diversas ações durante o Outubro Rosa, que obteve grande adesão das fumacenses, contamos com a presença dos homens em nossas unidades de saúde para se prevenir contra possíveis doenças”, enfatiza o secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi.

Outubro Rosa encerra com diversos atendimentos realizados

A Secretaria do Sistema de Saúde encerrou a Campanha Outubro Rosa após a realização de várias ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Durante o mês de outubro foram realizados 661 coletas de exames preventivos de câncer de colo de útero, 396 solicitações de mamografias e 406 testes rápidos de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, além de exames clínicos de mama, consultas e procedimentos médicos, de odontologia, psicologia e nutrição. Para encerrar o mês da campanha, no dia 30 aconteceu uma palestra ministrada pela Enfermeira Obstétrica e Sexóloga Gabriela Dias, que falou sobre o tema “Ouça Seu Corpo”, quando foram discutidas questões de prevenção, promoção da saúde e sexualidade. “As mulheres entenderam ao chamado e foram às unidades de saúde buscar a prevenção. Contamos com a dedicação de toda a equipe da secretaria que se esforçou ao máximo durante toda a campanha’, completa Francisconi.

Programação do Novembro Azul

10/11 (sábado)

08h às 12h – Atendimento e orientações de saúde, realização de testes rápidos, solicitações de exames de sangue (PSA), na Unidade de Saúde da Linha Torrens.

14/11 (quarta)

8h às 12h e 13h às 16h – Verificação de pressão e glicemia, testes rápidos, orientações e solicitações de exames de sangue (PSA), no Paço Municipal Auzílio Frasson.

17/11 (sábado)

8h às 12h – Atendimento e orientações de saúde, realização de testes rápidos, solicitações de exames de sangue (PSA), nas unidades de saúde de Vila Rica e Linha Cabral.

24/11 (sábado)

8h às 12h e 13h às 17h – Atendimento e orientações de saúde, realização de testes rápidos, solicitações de exames de sangue (PSA), nas unidades de saúde dos bairros: Centro, Naspolini, Estação Cocal, Mina Fluorita, COHAB, Jussara e Graziela.

29/11 (quinta)

19h30min – Palestra sobre a Saúde do Homem e Prevenção ao Câncer de Próstata, com sorteio de brindes e coffebreak de encerramento, no Salão Paroquial da Igreja Marriz São Roque.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Morro da Fumaça

Notícias Relacionadas

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.

Coronavírus em SC: Governo e nova diretoria da Fecam alinham ações para o desenvolvimento de Santa Catarina

O encontro aconteceu de maneira virtual e serviu para ampliar o diálogo entre o Executivo estadual e os representantes dos 295 municípios catarinenses.

Vigilância em Saúde de Criciúma promove oficina para planejar ações, prevenção e controle de doenças

Capacitação aconteceu na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)

Coordenador da Defesa Civil conhece ações do Plano de Contingências da Assistência Social de Lauro Müller

O Coordenador pode acompanhar os trabalhos de organização dos alimentos e kits de higiene que a secretaria está montando para distribuição a famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social.