Ação do Programa de Monitoramento de Cetáceos da SCPar Porto de Imbituba será realizada nesta segunda-feira (5), para um novo censo aéreo de registro e identificação.
A SCPar Porto de Imbituba realiza nesta segunda-feira, 5 de novembro, o último sobrevoo de monitoramento das baleias-francas (Eubalaenaaustralis)da temporada 2018 de avistagens em Santa Catarina. O censo aéreo será realizado entre Florianópolis e Balneário Rincão, que compreende a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, estendendo-se até Torres. O trabalho integra o Programa de Monitoramento de Cetáceos do porto e envolve pesquisadores do Instituto Australis/Projeto Baleia Franca e da empresa Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental.
Três pesquisadores participam da amostragem, sendo dois observadores e um fotógrafo. O objetivo é realizar a contagem dos indivíduos, verificar sua distribuição espacial e fotografá-los para posterior identificação. Para Robson Busnardo, gerente de saúde, segurança e meio ambiente da SCPar Porto de Imbituba, “o monitoramento aéreo é de suma importância para o programa pois permite o acompanhamento da ocupação da espécie em toda a APA da Baleia Franca, possibilitando avaliar a eficácia das ações de conservação da espécie já aplicadas e desenvolver novas medidas para monitorar e acompanhar o desenvolvimento da espécie”.
Neste ano de 2018, quando a SCPar Porto de Imbituba completou dez anos de monitoramento, um recorde de avistagens foi registrado em setembro, durante o segundo sobrevoo, quando 284 baleias-francas foram observadas. Em julho, no primeiro sobrevoo da temporada, foram avistadas 36 baleias. A maior concentração de francas tem sido avistada nas enseadas de Garopaba, Imbituba e Laguna.
A expectativa da equipe é que a quantidade de baleias avistadas em novembro seja menor que os dois sobrevoos anteriores. Isso se deve ao fato de que os animais já estão retornando às áreas de alimentação nas regiões da Antártica, onde permanecem durante o resto do ano.