Para evitar qualquer surpresa ruim, é necessário que a intermediação do aluguel seja feita por uma imobiliária registrada ou por um site confiável.
O PROCON de Imbituba elaborou uma lista com dicas importantes para quem pretende alugar um imóvel, com segurança, durante a temporada. A intenção da responsável pelo órgão, Cristiane Pegorara, é orientar o consumidor a evitar situações desagradáveis nas férias de verão.
Uma das recomendações é com relação à localização da casa ou apartamento. É importante que o locatário saiba, inclusive, quais as condições de acesso ao imóvel. Para evitar qualquer surpresa ruim, é necessário que a intermediação do aluguel seja feita por uma imobiliária registrada ou por um site confiável.
“Dessa forma, há mais segurança, caso o consumidor tenha problemas e precise recorrer ao PROCON. Se a contratação for realizada pela internet, o consumidor deve imprimir as imagens que aparecem na tela, com as fotos do imóvel”, salientou a diretora do PROCON.
Caso a locação seja feita diretamente com o proprietário, sem a intermediação de uma imobiliária, é recomendado que seja feito um contrato, oficializando o que foi tratado verbalmente. Nele, devem constar, as datas de entrada e saída do imóvel, o nome e endereço do proprietário, o preço e forma de pagamento, bem como o local de retirada e entrega das chaves.
“O consumidor deve, ainda, evitar pagar integralmente a locação do imóvel de forma antecipada e exigir o envio da confirmação de pagamento. Guarde recibos, extratos bancários e outros documentos que comprovem a transação com o fornecedor”, ratificou a diretora do PROCON, Cristiane Pegorara.
Em caso de dúvida, o consumidor pode procurar o PROCON, que fica localizado na Rua Ernani Cotrim, 601, no Centro de Imbituba, ou ligar para o atendimento ao público, pelo telefone (48) 32552727 ou (48) 33558181. O órgão funciona no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Imbituba