Vigilância Sanitária colocou uma placa de alerta na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
A fonte que fica na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Angelina, na Grande Florianópolis, que é considerada sagrada pelos fiéis católicos, recebeu uma placa de advertência pela Vigilância Sanitária de Santa Catarina nesta terça-feira (23). A água proveniente da fonte foi considerada imprópria para consumo por técnicos do órgão.
A medida que deixou a população da cidade, de 6 mil habitantes, insatisfeita. De acordo com reportagem da NSC TV, os moradores ficaram contrariados também com outra ação da Vigilância Sanitária: outra fonte natural, que é usada há anos por eles, foi lacrada porque a água também está imprópria.
A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes é uma das fontes do turismo da região conhecida como Vale das Graças. Há décadas os romeiros que visitam o local têm o costume de encher galões com a água que passa perto da imagem católica. A crença é que o líquido que escorre pelas pedras da gruta tenha poderes milagrosos.
O relatório da Vigilância mostrou a presença da bactéria Escherichia coli. Mas um dos moradores da área, disse que sempre tomou a água, nunca sentiu nada e a prefere porque não gosta da água distribuída pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).
O prefeito de Angelina não estava na cidade nesta quarta-feira, de acordo com a NSC TV. A fiscal da Vigilância Sanitária municipal disse que a prefeitura só vai se manifestar na sexta-feira (26). Já a Casan, por nota, informa que atende 100% da área urbana de Angelina, mas que a gruta com a água imprópria não faz parte do sistema de abastecimento.
Com informações do site G1/SC