Poder Executivo

Prefeitura de Orleans intensifica apoio e produtores devem ter safra recorde de milho

O trabalho da patrulha agrícola está voltado para a plantação. Ações do programa Porteira Adentro, da Secretaria de Agricultura, beneficiam produtores.

Fotos: Robson Lunardi / Comunicação Prefeitura de Orleans

Desde o fim de agosto e até a primeira quinzena de novembro, período de plantio da safra de milho, a Secretaria de Agricultura intensifica as ações do Programa Porteira Adentro para atender ao produtor. São mais de 35 agricultores atendidos com plantio de milho, com quase 100 hectares plantados até o momento.

O secretário adjunto da Agricultura, engenheiro agrônomo Lucas Baggio, informa que a pasta está preparada para orientar os produtores desde o preparo da terra até a colheita. “Os procedimentos corretos são importantes para a manutenção da qualidade solo, a coleta do solo, a cobertura da terra. Tudo auxilia na produção que é fonte de renda ao agricultor”, explica. Para o secretário, Cristóvão Croceta, o homem do campo vive o melhor momento da história. “Eles são empresários rurais, com computadores, com tecnologia, com metas e planilhas de avaliação dos resultados”, disse entusiasmado com a expectativa de boa safra.

O agricultor Luis Sacon, da comunidade das Três Barras, também está empolgado. “Estou sentindo que a safra vai ser a melhor que já tivemos”, comenta, acrescentando sua satisfação com o Porteira Adentro. As ações Secretaria da Agricultura têm sido importantes também para quem vive da atividade leiteira, já que a produção de silagem atenderá o rebanho na época da estiagem, garantindo uma nutrição que, consequentemente, gera maior rentabilidade aos produtores.

Foto: Robson Lunardi / Comunicação Prefeitura de Orleans

Conforme o prefeito Jorge Koch, o auxílio é fundamental ao agricultor para gerar mais renda às famílias. “Talvez o milho seja a cultura mais tradicional das pequenas e médias lavouras de Orleans. Fácil de plantar e de crescimento rápido, serve como alimento que vai para mesa do consumidor ou para ração da vacada”, observa. Já o vice-prefeito Mário Coan entende que plantação de milho é lucro certo. “Pode ser vendido com lucro certo para o produtor ou o transformado em silagem que aumenta o valor agregado da cultura”, acrescenta.

Além do plantio do milho, a Prefeitura de Orleans auxilia os produtores do município com a patrulha agrícola na preparação do solo para realizar cultivo com subsoladores, distribuidores de esterco líquido e sólido e distribuidor de calcário. A Secretaria da Agricultura atende o produtor nas mais diferentes culturas, tais como feijão e soja, e outras plantações.

No programa Porteira Adentro, também são realizados serviços com retroescavadeira e caminhão para abertura de bebedouros, valas para silagem, terraplanagem, valetas e poços para fossa séptica com o intuito de melhorar a alimentação dos animais e a qualidade de vida das pessoas que trabalham no campo.

O custo do trator agrícola com os equipamentos é de R$ 51,61 a hora trabalhada. O custo do equipamento para a Secretaria da Agricultura ultrapassa os R$ 80,00. A diferença é subsidiada pela Prefeitura de Orleans.

Colaboração: Robson Lunardi / Comunicação Prefeitura de Orleans

[soliloquy id="303839"]

Notícias Relacionadas

Jovens e mulheres terão prioridade na liberação de recursos dos Programas da Secretaria da Agricultura de SC

De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, em Santa Catarina são quase 170 mil agricultoras e mais de 6,9 mil propriedades rurais administradas por jovens.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.

I Feira do Livro é oficialmente aberta em Orleans

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.