O trabalho da patrulha agrícola está voltado para a plantação. Ações do programa Porteira Adentro, da Secretaria de Agricultura, beneficiam produtores.
Desde o fim de agosto e até a primeira quinzena de novembro, período de plantio da safra de milho, a Secretaria de Agricultura intensifica as ações do Programa Porteira Adentro para atender ao produtor. São mais de 35 agricultores atendidos com plantio de milho, com quase 100 hectares plantados até o momento.
O secretário adjunto da Agricultura, engenheiro agrônomo Lucas Baggio, informa que a pasta está preparada para orientar os produtores desde o preparo da terra até a colheita. “Os procedimentos corretos são importantes para a manutenção da qualidade solo, a coleta do solo, a cobertura da terra. Tudo auxilia na produção que é fonte de renda ao agricultor”, explica. Para o secretário, Cristóvão Croceta, o homem do campo vive o melhor momento da história. “Eles são empresários rurais, com computadores, com tecnologia, com metas e planilhas de avaliação dos resultados”, disse entusiasmado com a expectativa de boa safra.
O agricultor Luis Sacon, da comunidade das Três Barras, também está empolgado. “Estou sentindo que a safra vai ser a melhor que já tivemos”, comenta, acrescentando sua satisfação com o Porteira Adentro. As ações Secretaria da Agricultura têm sido importantes também para quem vive da atividade leiteira, já que a produção de silagem atenderá o rebanho na época da estiagem, garantindo uma nutrição que, consequentemente, gera maior rentabilidade aos produtores.
Conforme o prefeito Jorge Koch, o auxílio é fundamental ao agricultor para gerar mais renda às famílias. “Talvez o milho seja a cultura mais tradicional das pequenas e médias lavouras de Orleans. Fácil de plantar e de crescimento rápido, serve como alimento que vai para mesa do consumidor ou para ração da vacada”, observa. Já o vice-prefeito Mário Coan entende que plantação de milho é lucro certo. “Pode ser vendido com lucro certo para o produtor ou o transformado em silagem que aumenta o valor agregado da cultura”, acrescenta.
Além do plantio do milho, a Prefeitura de Orleans auxilia os produtores do município com a patrulha agrícola na preparação do solo para realizar cultivo com subsoladores, distribuidores de esterco líquido e sólido e distribuidor de calcário. A Secretaria da Agricultura atende o produtor nas mais diferentes culturas, tais como feijão e soja, e outras plantações.
No programa Porteira Adentro, também são realizados serviços com retroescavadeira e caminhão para abertura de bebedouros, valas para silagem, terraplanagem, valetas e poços para fossa séptica com o intuito de melhorar a alimentação dos animais e a qualidade de vida das pessoas que trabalham no campo.
O custo do trator agrícola com os equipamentos é de R$ 51,61 a hora trabalhada. O custo do equipamento para a Secretaria da Agricultura ultrapassa os R$ 80,00. A diferença é subsidiada pela Prefeitura de Orleans.
Colaboração: Robson Lunardi / Comunicação Prefeitura de Orleans
[soliloquy id="303839"]