Captação aconteceu no Hospital São José de Criciúma. Doador de Araranguá foi vítima de acidente de trânsito.
O coração e demais órgãos de um jovem de 21 anos salvarão vidas após a família autorizar a doação junto ao Hospital São José de Criciúma. O doador, natural de Araranguá, foi vítima de acidente de trânsito e faleceu após sofrer traumatismo craniano.
Conforme divulgado pelo hospital, essa é a décima captação realizada na unidade somente neste ano, com auxílio da Comissão Hospitalar de Transplantes – CHT. Assim que confirmada a morte encefálica, a equipe da CHT por intermédio das enfermeiras Daniela Luiz e Francielle Kreus conversaram com os familiares, onde explicaram e esclareceram todas as dúvidas sobre a importância e o ato de generosidade em doar órgãos. Os pais concordaram e aceitaram o ato de ajudar ao próximo.
No procedimento, foram captadas as córneas, rim, fígado e coração possibilitarão uma nova vida a paciente que aguardam por transplantes. O processo de captação foi realizado pelos médicos da central de Transplantes de Florianópolis e Porto Alegre, além de todo apoio da equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital São José, atuantes no Centro Cirúrgico e UTI da entidade.
A CHT existe no Hospital São José há mais de 10 anos. Desde então, o número de captação de órgãos vem crescendo ano após ano.