Reflexão

Feriado Nacional: Dia de Nossa Senhora Aparecida será celebrado nesta sexta

A festa é comemorada desde o dia 12 de outubro de 1980, quando o Papa consagrou a Basílica, em Aparecida do Norte (SP)

Foto: Divulgação

A Igreja Católica celebra, nesta sexta-feira (12), o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Em todo o país, as festividades deste ano, realizadas desde o último dia 3, são regidas pelo tema “Em Jesus, com Maria, restauramos a vida!”, proposto pelo Santuário Nacional.

Na região, assim como em diversas cidades de Santa Catarina, são inúmeras as igrejas que, dedicadas ou não à Padroeira do Brasil, terão programação especial. De acordo com o padre Rafael Uliano, da Diocese de Tubarão, a história teve início quando três pescadores encontraram uma imagem e essa ficou na casa de um deles, após alguns anos, foi doada para um dos filhos.

“Na época ele fez um oratório, onde o povo começou a fazer grande afluxo, aos poucos foram construindo uma igrejinha, aumentaram o tamanho até que se chegou na grande basílica que temos atualmente, no interior de São Paulo. Nossa Senhora recebeu o título de Aparecida, porque o povo assim o deu. No entanto, ela não apareceu, mas foi encontrada no fundo do rio e isso tem várias lições que podemos tirar, por exemplo, a mãe de Jesus, ela nos mostra o seu filho. Podemos interpretar de que para encontrar Jesus é necessário que mergulhemos no profundo do rio de nossa vida e ali encontrarmos as motivações para estarem então seguindo seu filho e o seu ensinamento”, observa o sacerdote.

Conforme o religioso, a data 12 de outubro foi escolhida, mas conta-se na história, que essa pescaria ocorreu na segunda quinzena de outubro. “Nossa Senhora é a mãe de Jesus, porém ela tem muitos títulos. É a mesma mãe, mas que se manifesta de diversas formas. Quando ela apareceu em Fátima, em Portugal, recebeu o título de Nossa Senhora de Fátima, assim como em Lourdes, o título foi de Nossa Senhora de Lourdes, na França e Guadalupe, no México, por exemplo. Temos a imagem da nossa padroeira com 13 metros, em Treze de Maio, mas em todos os lugares do país em que há uma igreja, a Basílica, a população tem feito grandes devoções pela santa”, pontua.

Com informações do Jornal Notisul

Notícias Relacionadas

Garis participam de café comemorativo com prefeito em celebração ao dia da profissão

O prefeito Valdir aproveitou a oportunidade para agradecer aos colaboradores

Prefeitura de Orleans atenderá normalmente nesta sexta-feira

No Dia das Crianças, a gratidão de uma menina por poder andar até Nossa Senhora Aparecida

Comarca de Criciúma celebra 75 anos de instalação com exposição e sessão solene

A mostra acontece até o dia 22/03 e pode ser visitada pelo público de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, na sede da comarca, no Fórum Desembargador Euclides de Cerqueira Cintra.