Política

Eleições 2018: confira os aplicativos da Justiça Eleitoral para as Eleições 2018

Seis aplicativos foram disponibilizados para que o eleitor exercite seu direito ao voto com praticidade e segurança nas eleições de 2018.

Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral disponibilizou seis aplicativos para que o eleitor exercite seu direito ao voto com praticidade e segurança nas eleições de 2018. Todos os aplicativos podem ser baixados em smartphones ou tablets, nas lojas Google Play e Apple Store.

Saiba mais sobre cada um desses aplicativos a seguir:

e-Título

Esse aplicativo é uma via digital do título de eleitor. O e-Título contém o endereço do local de votação, dados cadastrais do eleitor e informações sobre a situação eleitoral. No caso dos eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico e têm sua foto na base de dados da Justiça Eleitoral, o documento digital poderá ser utilizado para a identificação na hora de votar. Caso o eleitor não tenha o cadastramento biométrico, é preciso levar também um documento oficial com foto. O uso do aplicativo dispensa a apresentação do documento em papel.

Mesários

O aplicativo é destinado aos aproximadamente dois milhões de mesários que trabalharão nas Eleições 2018. Contém instruções gerais sobre a atividade do mesário e tem a função principal de dar suporte para o cidadão que vai prestar serviço no dia das eleições. Busca também orientar e tirar dúvidas sobre todo o processo, datas importantes do calendário eleitoral de interesse dos mesários, reúne dicas e soluções, vídeos e um questionário de avaliação para ser preenchido após a eleição.

Pardal

O aplicativo Pardal permite encaminhar denúncias de irregularidades eleitorais, juntamente com evidências que podem servir de provas em eventual processo (fotos, áudios e vídeos). Podem ser encaminhadas denúncias de diversos temas, como propaganda eleitoral, uso da máquina pública, compra de votos, crimes eleitorais, doações/gastos eleitorais, dentre outros.

Resultados

Esse é o aplicativo que o eleitor deve baixar para acompanhar a apuração do resultado após o encerramento da votação, previsto para as 17h do dia 7 de outubro. Por meio do celular ou tablet, o eleitor poderá visualizar em tempo real o número de votos dados a cada candidato. O aplicativo também exibe percentual, votos brancos, nulos, de legenda, nominais e o comparecimento do eleitorado.

Boletim na Mão

Com esse aplicativo é possível acessar as informações contidas nos Boletins de Urna (BU), que são impressos após o encerramento da votação e afixados em quadros de aviso nas seções eleitorais no dia da eleição. O acesso facilitado a esses documentos permite que o cidadão verifique se o BU impresso na sua seção corresponde ao recebido pelo sistema de totalização de votos, dando ampla transparência ao processo eleitoral.
Esse aplicativo deve ser utilizado após o encerramento da votação.

JE Processos

O JE Processos permite acompanhar o andamento de processos que tramitam na Justiça Eleitoral. Além de eleitores em geral, costuma ser utilizado por advogados e jornalistas, que podem fazer a consulta pelo nome da parte, nome do advogado ou número do processo. Após o preenchimento das informações, o aplicativo exibe o último andamento do processo, bem como seu relator, sua origem, partes e advogados. Decisões proferidas no processo pesquisado também podem ser acessadas.

Colaboração: Comunicação TRE-SC

Notícias Relacionadas

Rever: aplicativo que contribui para a coleta seletiva já tem grande demanda de usuários em Criciúma

Plataforma digital auxilia nas denúncias de irregularidades e solicitações para coletas

Coronavírus em SC: Aplicativo PMSC Cidadão ganha novas funções para ajudar no combate à pandemia

O aplicativo trará informações sobre o que pode ou não abrir nesse período de quarentena de acordo com as medidas do decreto do Governo do Estado.

Governador sanciona lei que isenta colaboradores da Justiça Eleitoral e jurados de taxas de inscrição para concurso público

Após sancionar o texto, que vale para concursos no âmbito da administração estadual, o governador destacou que a lei é inovadora e poderá ser copiada por outros estados da federação.

Acusados do latrocínio de motorista de aplicativo em Içara têm prisão convertida em preventiva

A decisão é do juízo da 2ª Vara da comarca de Içara.