Rodrigues teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, em face da condenação.
Desembargadora Claudia Cristina Cristofani, do Tribunal Regional Federal de Porto Alegre, determinou ao Juizado da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal “o restabelecimento da execução da pena” contra o deputado federal João Rodrigues, do PSD.
Conforme divulgado pelo jornalista e colunista político da NSC Total, Moacir Pereira, a decisão foi tomada a partir da manifestação do ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, acolhendo requerimento da Procuradora Geral da República, Raquel Dodge.
O deputado João Rodrigues continua no Oeste fazendo campanha pela reeleição. Ele teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, em face da condenação. Mas, a Justiça Eleitoral manteve seu nome na urna eletrônica.
Seu advogado, Marlon Bertol, entrou com vários recursos nos Tribunais Superiores, para garantir a liberdade do parlamentar e a prevalência do habeas corpus concedido pelo ministro Rogério Schietti, do Superior Tribunal de Justiça. Segundo Bertol, a decisão da desembargadora Cláudia Cristofani não é pela prisão imediata, mas pela análise do pedido pelo Juizado de Execuções Penais do Distrito Federal.