Geral

Chuva provoca deslizamentos, alagamentos e põe casas em risco no Sul de SC

Duas famílias precisaram deixar suas casas por haver riscos de desmoronamento, uma no bairro Maria Céu e outra no Santa Bárbara.

Foto: Divulgação

A Defesa Civil de Criciúma está desde a madrugada monitorando os pontos mais atingidos pela chuva na cidade. Duas famílias precisaram deixar suas casas por haver riscos de desmoronamento, uma no bairro Maria Céu e outra no Santa Bárbara.

Neste segundo caso, o terreno da residência está ameaçado de ceder por causa da proximidade com as obras do canal auxiliar ao rio Criciúma. A prefeitura se comprometeu a resolver a situação assim que a chuva parar.

No Maria Céu, existe risco de a casa desabar depois de um deslizamento de terra ocorrido na madrugada. Os três moradores estão na casa de familiares.

Algumas ruas do bairro Renascer estiveram alagadas durante a madrugada e quatro famílias tiveram que buscar abrigo com parentes, mas a água já baixou e elas puderam retornar. A Defesa Civil relata alagamentos em Criciúma, Forquilhinha, Meleiro, Ermo, Araranguá e Turvo.

Na Serra do Rio do Rastro, houve um deslizamento que bloqueou metade da pista.

Outro local afetado pela chuva foi o Teatro Municipal Elias Angeloni, em Criciúma. As quatro primeiras fileiras do espaço destinado à plateia ficaram alagadas. Segundo funcionários, a situação é comum em dias de chuva intensa, uma vez que o teatro está construído em um nível abaixo do terreno em volta e atua como se fosse uma bacia.

Foto: Divulgação

Pela manhã, crianças de uma escola de Criciúma ensaiaram normalmente para uma apresentação prevista para a noite dessa quinta-feira.

Onde mais choveu

De acordo com dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), os dois pontos com maior precipitação em Santa Catarina desde segunda-feira foram no Sul. São os casos de Timbé do Sul (144 milímetros) e Nova Veneza (123).

Em outros cinco pontos monitorados na região a precipitação já passou dos 100 milímetros nos três primeiros dias de outubro, perto da média histórica para o mês inteiro. Esses locais são Araranguá (102 milímetros), Forquilhinha (101), Jacinto Machado (111) e dois pontos em Meleiro (105 e 109).

Dos 20 pontos com maior precipitação em Santa Catarina, 14 estão no Sul.

Com informações do Portal NSC Total

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.