Poder Legislativo

30 anos de história da Escola Barriga Verde são enaltecidos na Câmara de Vereadores

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

A diretora de Educação Básica da Escola Barriga Verde, Rosilane Damázio Cachoeira, e demais profissionais, participaram da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans na noite desta segunda-feira (25). Na ocasião, ela fez uso da tribuna para falar sobre os 30 anos da instituição de ensino.

Rosilane narrou todo o processo de instalação, desde o planejamento. Ela relembrou também de quando as atividades foram iniciadas, em 1988, com oito alunos na 1ª série do Ensino Fundamental, tendo como professora Marilete Willemann, e todo processo de expansão desde então, até os dias atuais. A escola é mantida pela Febave – Fundação Educacional Barriga Verde.

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Segundo ela, com a implantação da escola, pretendeu-se proporcionar mais uma oportunidade para democratização do ensino na comunidade orleanense, oferecendo com a coparticipação e corresponsabilidade dos pais uma educação mais eficiente e adequada à realidade.

“O que falar de nossa escola hoje? Muitas mudanças. Afinal, são as mudanças que trazem vida a qualquer projeto. Mudar é perceber oportunidades de ousar, é planejar, estar apto a promover transformações. É nesta perspectiva que buscamos a cada dia uma educação que transforma. Com a criação do Unibave, que completa seus 20 anos de existência, a escola só teve benefícios, podendo usufruir de uma estrutura física e humana que a diferencia de outras instituições educacionais”, ressaltou.

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

A professora Grazyana Jadwiszcak, representante da Universidade de Adam Mickiewicz, de Pozanan, na Polônia, também fez uso da tribuna. A universidade polonesa mantém um convênio bilateral com o Unibave, celebrando neste ano o décimo aniversário. “Minha presença aqui não tem a ver apenas com o convênio, mas também apoiar os nossos conterrâneos e descendentes que se encontram aqui nas terras brasileiras”, afirmou.

Segundo ela, a parceria tem duas finalidades principais. A primeira é acadêmica, de intercâmbio tanto do corpo docente quanto, dos estudantes e também das experiências. O segundo intuito é relacionado à APOLSCA – Associação Cultural de Descendentes Poloneses da Encosta da Serra Geral e visa dar apoio à comunidade e à construção da Casa da Polônia, na comunidade de Chapadão, interior de Orleans.

Pronunciamento dos vereadores:

Na ocasião, também fizeram uso da tribuna os vereadores Hildegart Thessmann Durigon (PSDB); Paulo Canever (PSD); Mirele Cruz Debiasi Perico (PSDB); Valentim Bardini Sobrinho (MDB), o Tim Baleiro; Lucas Canever Librelato (PSDB); Udir Luiz Pavei (PSD), o Dija; Antônio Dias André (MDB), o Geada; e Osvaldo Cruzetta (PP), o Vá.

Confira a sessão completa no vídeo abaixo:

Na Ordem do Dia, foram aprovados por unanimidade:

Projeto de Lei do Executivo – PE nº 44/2018, que anula dotação orçamentaria e abre crédito suplementar no valor de R$ 1.373.000,00.

Justificativa:

“O Projeto de Lei ora encaminhado trata de autorização para a anulação e suplementação de dotações orçamentárias para o ajuste orçamentário em função das despesas referentes às transferências de recursos à Rede Feminina de Combate ao Câncer, manutenção do Departamento Municipal de Esportes, aquisição de merenda escolar, aquisição de massa asfáltica, produzida pela Usina de Asfalto do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul – CIRSURES, manutenção da Secretaria Municipal de Saúde e transferência de recursos financeiros à Fundação Hospitalar Santa Otília para manutenção do plantão e do sobreaviso”.

Projeto de Lei do Executivo – PE nº 45/2018, que autoriza abertura de crédito adicional especial e dá outras providências no valor de R$ 543 mil.

Justificativa:

O presente Projeto de Lei trata da abertura de crédito adicional especial para fazer frente às despesas de compra de massa asfáltica, produzida pela Usina de Asfalto do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul – CIRSURES.

Indicação nº 33/2018: “Que o Executivo faça a colocação de bancos em frente às Esculturas do Paredão. Tal metida faz-se necessária para propiciar maior comodidade aos turistas e pessoas que vêm apreciar a obra do escultor Zé Diabo”.

Autoria: Lucas Canever Librelato (PSDB), Mirele Cruz Debiasi Perico (PSDB) e Hildegart Thessmann Durigon (PSDB).

Indicação nº 34/2018: “Que o Executivo Municipal providencie a colocação de proteções nas colunas de sustentação das Quadras de Esportes de Pindotiba e da Cohab. Por estarem próximos à quadra onde se pratica o futsal, os mesmos oferecem riscos as crianças. Por tanto faz-se necessário a proteção, a fim de evitar possíveis acidentes.”

Autoria: Lucas Canever Librelato (PSDB).

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Corrida aumenta a felicidade e autoestima de jovens adultos aponta estudo do curso de Educação Física do Unibave

Os resultados comprovam aumentos de 40% na autoestima e 25% na felicidade, após a corrida.

Seminário discute desenvolvimento da cadeia leiteira no Sul de Santa Catarina

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas