Equipes das operadoras telefônicas e do provedor de internet mantiveram os serviços em funcionamento por meio de geradores para não comprometer a comunicação no município.
A falta do plantão de atendimento a ocorrências emergenciais da Celesc em Lauro Müller novamente causou transtornos. Apesar dos diversos chamados, 24 horas se passaram até que o problema fosse solucionado.
Devido ao forte vendaval, por volta das 8 horas desse domingo (23), foi constatada a falta de energia nas antenas de celular e na central de um provedor de internet. Equipes técnicas das operadoras telefônicas Tim, Claro e Oi e da Cnet Internet mantiveram os serviços em funcionamento por meio de geradores. Caso contrário, a comunicação no município ficaria comprometida.
Solicitações foram feitas à Celesc às 8h57min, às 12h42min, às 16h18min e às 20h22min. O gerente técnico da Celesc, Jânio Canela, justificou a demora alegando que problemas foram registrados também em outros municípios do Extremo Sul por conta do vendaval, como Sombrio e Jacinto Machado. A equipe de Criciúma é a responsável pela região. “Havia bastante gente trabalhando e a ocorrência de Lauro Müller foi ficando”, disse.
Às 18h04, segundo ele, os técnicos estiveram na Rua Benício Fernandes Madeira, bairro Cairu, para resolver o problema de vegetação na rede. Entretanto, o problema não foi totalmente solucionado. Às 20h22min um novo chamado foi feito e apenas na manhã desta segunda-feira (24), às 9h, a situação voltou à normalidade.
Ainda conforme o gerente técnico da Celesc, os sobreavisos com profissionais de Lauro Müller costumam atender a demanda. Contudo, segundo ele, excepcionalmente neste mês não houve atendimentos fora do horário comercial. “Quando o sobreaviso está funcionando normalmente, o atendimento ocorre muito mais rápido nessas situações emergenciais, já que os profissionais moram na mesma cidade”, explicou. “No mês de outubro voltará ao normal. Eles trabalharão em horário comercial e depois haverá os profissionais de sobreaviso”, adiantou.