Mais uma manobra para o desmonte de rochas no Morro do Formigão, na BR-101, em Tubarão, ocorre hoje. As pistas nos dois sentidos serão fechadas para a detonação de pedras, a partir das 13 horas.
O procedimento não deve levar mais de duas horas para ser finalizado. Neste período, os moradores que residem mais próximos do morro, no bairro Fábio Silva, serão deslocados para o ginásio da escola local.
A medida visa dar segurança para os populares. Caso chova, a detonação será cancelada e remarcada para uma nova data.
A detonação do maciço rochoso é necessária para abrir espaço para as novas pistas no sentido sul, além de limpar a área de perfuração do futuro túnel.
A principal recomendação de segurança feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) aos moradores é para evitar a aproximação nas frentes de obra.
O fluxo intenso de veículos pelo segmento de pista simples torna o trecho inadequado para circulação de pedestres. Além disso, há a movimentação de equipamentos pesados, como tratores e caminhões basculantes.
Estas máquinas ocupam todo o espaço da pista de sentido sul, pela faixa destinada ao trânsito lento, o que torna o lugar bastante perigoso.
Outra ponto que deve ser atentado é quanto a redução de faixas de rolagem no sentido norte. O tráfego transcorre, em boa parte, em pista simples com trânsito em mão dupla.
Em todo este trecho da BR-101, o limite de velocidade máxima para todos os veículos é de 60 quilômetros por hora.