Geral

Hospital São José de Criciúma realiza aproximadamente uma captação de órgãos por mês

A oitava captação de órgãos do ano aconteceu do ano ocorreu nesta semana. A família de um senhora de 75 anos autorizou a doação do fígado e rins.

Foto: Divulgação/ Hospital São José

A Comissão Hospitalar de Transplantes – CHT do Hospital São José de Criciúma realizou nesta semana, a oitava captação de órgãos do ano. Após o diagnóstico de morte encefálica de uma paciente que havia sofrido um acidente vascular cerebral – AVC, a família autorizou a doação dos órgãos. Foram retirados da paciente de 75 anos, o fígado e os rins.

A captação foi realizada pelo médico Aldo Takano. As enfermeiras Renata Mendes e Denise Marques, entrevistaram os familiares para explicar todo processo de captação e doação de órgãos.

Sobre a doação

Um doador de órgãos pode salvar até 10 vidas e cerca de 30 mil brasileiros esperam por um transplante. A doação de órgãos só ocorre após a constatação da morte encefálica e depois da realização de inúmeros exames confirmatórios.

A morte encefálica

A morte encefálica é a interrupção irreversível das funções cerebrais, provocando em pouco tempo a falência de todo organismo. Uma pessoa pode doar: córneas, coração, fígado, pulmão, rim, pâncreas, ossos, vasos sanguíneos, pele, tendões e cartilagem.

 

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Mais de 5,7 mil crianças comparecem na 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Criciúma

Número superou a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde. Segunda etapa inicia dia 18 de novembro, com foco em adultos de 20 a 29 anos

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Rever: aplicativo que contribui para a coleta seletiva já tem grande demanda de usuários em Criciúma

Plataforma digital auxilia nas denúncias de irregularidades e solicitações para coletas