Geral

Parceria com Senai vai capacitar pessoas atendidas pelos Cras de Criciúma

Curso de eletricista industrial foi ofertado a 17 pessoas, proporcionando profissionalização e inserção no mercado de trabalho

Foto: Divulgação

Oportunidade de mudar de vida e ter uma profissão. Esse é o objetivo de uma parceria que surgiu entre a Secretaria da Assistência Social e Habitação e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, de Criciúma. A iniciativa visa formar 17 novos eletricistas industrias até dezembro deste ano. Os estudantes são ligados aos seis Centros de Referência de Assistência Social – Cras do município.

O curso é gratuito para os estudantes vinculados aos Cras e proporciona possibilidade de encaminhamento ao marcado de trabalho. A capacitação iniciou no dia 3 de setembro e segue até dezembro, totalizando 180 horas de curso. No Senai, os alunos têm aprendido sobre instalações elétricas industriais de baixa tensão, manuseando, instalando e operando máquinas equipamentos, componentes e instrumentos, com uso de ferramentas apropriadas à execução das atividades.

“O Senai tem o contato com as indústrias e tem objetivo de formar mão de obra qualificada para esses locais. A parceria com a prefeitura contempla pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e não teriam como ingressar nesse curso. Essa é uma forma de inseri-los no mercado de trabalho”, explica o coordenador dos cursos de qualificação profissional do Senai de Criciúma, Geovanes Barcelos Junior.

Leonardo Rodrigues Vieira, atendido pelo Cras do bairro Cristo Redentor, é um dos estudantes. Trabalhando na área de construção civil, Leonardo pretende atuar como eletricista industrial assim que terminar a capacitação. “Eu já trabalhei em uma empresa desse ramo. Fui incentivado a ter um diploma para conseguir uma vaga. Fiquei muito feliz quando consegui uma vaga através do Cras”, relata.

O estudante já está com planos de ampliar o conhecimento em outra especialização na área. “Agora as aulas são de Segurança no Trabalho. Assim que começar as disciplinas ligadas ao curso, eu pretendo iniciar a especialização de NR-10. Vou estudar durante toda a semana, vale a pena. Se é algo que a gente gosta, se torna habitual”, ressalta.

Conforme o secretário da Assistência Social, Paulo César Bitencourt, o órgão, além de proporcionar o que é direito do cidadão também incentiva a busca por uma renda familiar. “Essa parceria é uma forma de qualificar estas 17 pessoas para que possam melhorar as suas vidas. Além de oferecer oportunidade de profissionalização”, completa.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Criciúma

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Inscrições abertas para os cursos do Bairro da Juventude

Procon autua posto de combustíveis por preço abusivo em Criciúma

Operação irá fiscalizar 40 estabelecimentos do município, três já foram autuados.

Prefeitura de Criciúma inaugura dois novos postos de saúde e entrega obras de reforma de unidades aos moradores

Investimentos ultrapassam R$ 1,3 milhão. Primeiras entregas de melhorias estão programadas para sexta-feira (18), nos bairros Cidade Mineira Velha e São Roque