Poder Legislativo

Vereadores cobram agilidade em parceria com IFSC para cursos de qualificação em Cocal do Sul

Segundo o representante da instituição, a proposta já foi apresentada para o Governo Municipal, mas foi negada no primeiro momento para análise jurídica das condições do contrato.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

A Câmara de Vereadores acompanha a tramitação da minuta do acordo de cooperação técnica entre o Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Criciúma e o Governo Municipal. O objetivo é disponibilizar cursos de qualificação para a população. O assunto foi discutido pelos vereadores no final de agosto, a pedido da presidente do Legislativo, Roseny Citadin Barbosa, a Nega (MDB).

Na oportunidade, o diretor geral do IFSC – Campus Criciúma, Lucas Dominguini, usou a tribuna da câmara para apresentar o IFSC e responder aos questionamentos dos vereadores.

Ao fim da explanação, o vereador Erik Pereira Zeferino (PC do B) questionou sobre a gratuidade dos cursos disponibilizados para a população. “Atualmente existe um Termo de Cooperação Técnica com algumas prefeituras, como é o exemplo de Urussanga. Disponibilizamos a capacitação de professores e qualificação profissional. São cursos rápidos com duração entre 160 e 200 horas. A prefeitura oferece uma estrutura física, sem ocupação (em especial no período noturno) e, quando houver a parceira, se tiver professores disponíveis, não há nenhum custo para as cidades. Quando não temos docente, a prefeitura contrata”, explica Dominguini.

Segundo o representante da instituição, a proposta já foi apresentada para o Governo Municipal, mas foi negada no primeiro momento para

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

análise jurídica das condições do contrato. “Já encaminhamos uma minuto com o prefeitura. No primeiro momento ficaram receosos quanto a contratação de professores. A medida poderá acontecer quando não houver profissional disponível pelo IFSC. Corrigimos algumas situações da minuto para que eles releiam. É um momento importante para que vocês vereadores reforcem a importância junto ao prefeito. Enquanto esse termo não for assinado, não tem como firmar nada”, destacou  Dominguini.

Professores e população

Inicialmente, os primeiros a serem contemplados com os cursos seriam os professores e, em seguida à população. O vereador Marcel Freitas (PSDB), questionou sobre quais cursos seria oferecidos inicialmente. “No primeiro momento na capacitação dos professores da cidade no primeiro momento. Na sequencia, para a população em geral podemos oferecer qualquer coisa. a proposta foi que o IFSC cuida da parte didática e disponibilização da estrutura. Se for de interesse do município, nos cedemos a estrutura e o município contrata o profissional e a gente cede a estrutura”, respondeu Dominguini.

O exemplo que deu certo

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

A vereadora Nega lembrou da parceria realizada junto com o IFSC onde possibilitou a oferta de um curso de língua portuguesa aos haitianos que residem em Cocal do Sul. “Em 2015, quando veio um grupo de haitianos e desenvolvemos uma associação, sentimos a dificuldade que tinham em aprender o português. Fomos ao IFSC e fomos muito bem atendidos. Acreditamos que novamente tem que ter essa parceria. Fiz esta indicação a poucos dias para que fosse iniciado esta tratativa e disponibilização destes cursos para a população. Sentimos a dificuldade da busca por empregos”, conta Nega.

“Nos preocupamos com a juventude. Os adolescentes ociosos. Os empresários têm a preocupação de com a mão de obra qualificada. Tem vários cursos que pode ser utilizado para suprir esta necessidade”, lembrou o vereador Richardson Vieira (PDT).

 

Notícias Relacionadas

Inscrições abertas para os cursos do Bairro da Juventude

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.