Mais uma vez Braço do Norte será palco do maior programa de saúde pública implantado no município, através da Secretaria Municipal de Saúde. Vem aí a segunda edição do programa A Fila Anda.
Este ano, a entrega do comprovante com a confirmação dos exames e cirurgias ocorre na quinta-feira, 13 de setembro, às 15 horas, no Ginásio de Esportes Atílio Ghisi, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Braço do Norte.
Conforme o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, serão investidos quase R$ 313 mil, vindos de emenda parlamentar e recursos próprios. “O projeto nasceu em 2017, quando detectamos a necessidade de esvaziar as gavetas de exames e cirurgias que estavam paradas desde 2015”, comentou Beto.
Em 2017 foram atendidas 446 pacientes. Este ano serão 687 pacientes atendidos com 676 procedimentos, sendo eles: cirurgias de otorrinolaringologia e ortopedia, na espera desde 2015, ressonância magnética, cateterismo cardíaco, cintilografias, eco cardiografia transtorácica, teste hergométrico, holter 24 horas, endoscopias, colonoscopias, tomografias, eco doppler venoso de MMII e carótidas, com no máximo 120 dias de espera.
De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Fernando Domingos Arent, a novidade desta edição é a inclusão das cirurgias de otorrinolaringologia e ortopedia, que não foram realizadas na primeira edição. “O período de execução das cirurgias e exames será entre setembro e dezembro de 2018”, comentou.
Para Beto, o programa é de extrema importância para a Saúde de Braço do Norte. “Esta é mais uma prova de que a administração municipal está buscando formas inovadoras, pioneiras, para melhorar a saúde de nossa população. Zerar a fila de cirurgias e exames é respeito com a população e com o dinheiro público”, disse. “Também quero agradecer a todos os envolvidos para que este seja um programa de sucesso, principalmente aos servidores que estão dedicando seu tempo ao inovador programa A Fila Anda”.
Colaboração: Suham Dellatorre / Comunicação Prefeitura de Braço do Norte