Geral

Instituições de ensino particulares discutem futuro das bolsas de estudo em reunião com o Governador de SC

O objetivo da discussão foi discutir a aprovação da PEC que deve rever a distribuição das bolsas de estudos aos alunos carentes do ensino superior.

Foto: Divulgação / Vinicius Alexandre

O governador de Santa Catarina Eduardo Pinho Moreira participou, no início desta noite, de uma reunião entre representantes de instituições de ensino e políticos para discutir o futuro das bolsas de estudo no Estado. A reunião aconteceu nas Faculdades Esucri às 18 horas. O objetivo da discussão foi discutir a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição – PEC que deve rever a distribuição das bolsas de estudos aos alunos carentes do ensino superior, previstas no artigo 170 da Constituição Estadual, incluindo a concessão de bolsas de pesquisa.

Segundo o diretor das Faculdades Esucri, professor Everaldo José Tiscoski, durante o encontro os representantes apresentaram a Pinho Moreira os números da desigualdade na distribuição de bolsas entre alunos que fazem parte do sistema Acafe de ensino e aqueles que optaram por estudar em uma instituição particular.

“Os números de bolsas que chegam até o sistema de ensino particular é muito inferior. Se pensarmos na proporção, apenas 10% das bolsas distribuídas pelo Governo do Estado contemplam estas instituições”, explica Tiscoski.

O presidente da Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina – Ampesc e diretor da Uniasselvi em Santa Catarina, professor Hermínio Kloch, ressalta que a redistribuição gradativa ajudaria a não afetar nem os alunos que recebem as bolsas atualmente, nem o sistema Acafe de ensino. “É um formato que fará com que no futuro, o aluno escolha estudar na instituição que quiser, e não apenas escolher uma universidade em função do número de bolsas que existem nela.”

A medida, segundo Kloch, auxiliaria inclusive na Educação a nível estadual. “Não estamos procurando uma briga. Pelo contrário. Essa redistribuição ajudaria também no fomento da educação a nível estadual, tendo em vista os sistemas de ensino têm um público diferente de alunos”, afirma.

De acordo com o governador, ao longo da semana o assunto será discutido com os responsáveis em Florianópolis.

Colaboração: Amanda Ludwig – Jornalista

Notícias Relacionadas

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Coronavírus em SC: Governador lista doações recebidas e agradece generosidade dos catarinenses em meio à pandemia

As doações incluem itens de higiene e equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19.

Coronavírus em SC: Governador planeja retomada gradativa da atividade econômica e projeta 713 novos leitos de UTI

O objetivo é adequar as medidas de isolamento à necessidade dos catarinenses com segurança.

Coronavírus em SC: Governador reitera compromisso de frear avanço da doença e retomada gradual da atividade econômica

No primeiro dia de vigência do decreto que prorroga as medidas de isolamento social em Santa Catarina, o governador Carlos Moisés reforçou que o foco desse esforço é preservar a vida dos catarinenses.