A sugestão teria sido motivada ainda pelos últimos crimes ocorridos na cidade. Outras quatro indicações, um requerimento e uma moção foram votadas pelos vereadores.
A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lauro Müller foi marcada pela votação e aprovação de cinco indicações na noite desta segunda-feira (27). Entre os assuntos em destaque, o pedido do vereador Pedro Luiz Machado (MDB). O edil sugeriu a criação da Guarda Municipal na cidade.
Segundo Machado, o objetivo é proporcionar mais segurança aos munícipes. A sugestão teria sido motivada ainda pelos últimos fatos criminosos ocorridos na cidade como o assalto a um posto de combustíveis.
Confira o áudio na íntegra através neste link. Na oportunidade, também foram e apreciados e aprovados:
INDICAÇÕES
Nº 134/2018 do Vereador Pedro Luiz Machado, Que o Executivo Municipal mande para esta Casa, projeto de Lei para a criação da guarda municipal de Lauro Müller. Justificativa: No momento em que vivemos, é unânime que sem ações integradas e profissionalmente coordenadas, problemas simples de ordem pública possam tomar proporções desastrosas. Não podemos simplesmente culpar o Estado e a União e suas respectivas forças policiais pela falta de resposta no que diz respeito à segurança pública. Temos que integrar, colaborar e auxiliar dentro de nossa possibilidade para que Lauro Müller seja uma cidade ainda mais segura. Segurança pública não é só questão policial. Hoje é uma responsabilidade de todos. É inadmissível que o Município não participe, de forma direta e objetiva de questões e medidas para prevenir e combater o crime. Colaborando socialmente e estruturalmente para atender as necessidades de ações de competência do Município, é que sugerimos ao Executivo tal medida e esperamos que seja deferida o mais rápido possível.
Nº 135/2018 do Vereador Pedro Luiz Machado, pavimentação da Estrada Geral de Farroupilha.
Nº 136/2018 do Vereador José Antonio De Bettio, que sejam sinalizadas as margens da Rodovia entre Lauro Müller e Mirante da Serra, alertando Ciclistas na Pista”.
Nº 137/2018 do Vereador Ronaldo da Silva, fazer estudo para encontrar maneiras que possibilitem ao turista passar pelo Centro da nossa cidade, ao invés de utilizar a rota do contorno viário pela SC-390.
Nº 138/2018 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, que seja providenciado as tampas de entrada de águas pluviais (boca-de-lobo) da Rua Altair da Silva no Bairro Içarense bem como nas demais ruas onde haja necessidade. Justificativa: Na Rua Altair da Silva no Bairro Içarense, há duas bocas-de-lobo, sem tampa, pondo em risco a população, em especial os pedestres. Pedimos a referida colocação das tampas nestas e nas demais bocas-de-lobo, onde haja a necessidade em todo o bairro.
REQUERIMENTOS
Nº 28/2018 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, que seja contemplada a Escola de Ensino Médio Engº Ernani Cotrin do Distrito de Guatá, com 14 (quatorze ) aparelhos de ar condicionados de 30 mil BTU’S para salas de aula, secretaria e sala dos professores do referido educandário, atendendo aproximadamente quatrocentos e sessenta alunos. Informamos que as instalações elétricas necessárias já foram providenciadas pela Agencia de Desenvolvimento Regional.
MOÇÕES
Nº 9/2018 do Vereador Ronaldo da Silva, moção de Congratulações ao senhor Rosinei da Silveira, coordenador regional da Defesa Civil, parabenizando pelo trabalho realizado em nosso município: citamos os de maior destaque: palestras de orientação nas escolas, dedicação e empenho nos projetos e assessorias junto ao município, que ajudaram na liberação dos recursos para construção das pontes, casas e drenagens destruídas nas ultimas cheias em janeiro passado. Por isso pedimos aprovação a esta moção por entendermos ser justa a homenagem a esta pessoa que ajudou muito nossa cidade a recuperar desta que foi uma das piores catástrofes naturais dos últimos anos.