O Instituto Nacional do Seguro Social - INSS começou a suspender os pagamentos dos aposentados e pensionistas que não fizeram ainda a prova de vida.
O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS começou a suspender os pagamentos dos aposentados e pensionistas que não fizeram ainda a prova de vida. No último levantamento do governo federal, dos benefícios de julho pagos em agosto, 22.566 catarinenses estão sob esse risco se não regularizarem a situação. O número equivale a 1,55% do total de segurados que devem se submeter ao procedimento no Estado (1,45 milhões). No país, dos mais de 34,7 milhões de beneficiários do INSS, 532,5 mil ainda não compareceram à rede bancária.
A comprovação de vida tem a intenção de impedir pagamentos indevidos a beneficiários já falecidos. O procedimento é obrigatório para todos que recebem pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético, inclusive para aqueles que recebem benefícios assistenciais.
De acordo com a Previdência Social, a suspensão e posterior cancelamento do benefício é gradual, não havendo prazo definido para evitar um corrida aos bancos. Quem já teve o pagamento suspenso pode voltar a receber se fizer a comprovação, que é diretamente no banco em que se recebe o benefício. O procedimento é feito com a apresentação de um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros).
Conforme informações do site Diário Catarinense