O avanço de uma intensa massa de ar polar vinda da Argentina chega a Santa Catarina e deve derrubar as temperaturas a partir deste sábado (25). A previsão da Epagri/Ciram é que isso se mantenha, inclusive com possibilidades negativas, até a segunda-feira (27).
A massa de ar polar deve passar ainda pelo Uruguai e pelo Rio Grande do Sul. Chega em Santa Catarina pelo Oeste e deve se intensificar, principalmente, na madrugada de segunda-feira.
Para quem espera a neve, existe pequena possibilidade no sábado (25), entre a tarde e a noite, seguindo pela madrugada de domingo (26), aliada a um fenômeno chamado de chuva congelada, que é a mistura entre os flocos de neve com gotículas de chuva, trazendo gelo visível na vegetação.
A atenção deve voltar-se para o vento sudoeste, já que a presença de um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul deve afetar Santa Catarina, trazendo rajadas moderadas a fortes. A partir de domingo, a frente fria, que traz as chuvas, se afasta, dando condições de tempo firme e frio intenso, seguindo assim na segunda-feira.
Atenção para as recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que em situações climáticas adversas a população siga as seguintes instruções:
Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.
Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.
Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite), é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.
Com informações da Rádio Hulha Negra