Uma operação realizou, na manhã desta quarta-feira (15), a demolição de duas casas construídas de forma irregular no bairro Divineia, em Imbituba. A ação, determinada por uma ordem judicial, contou com a presença de um oficial de Justiça, da Polícia Militar e da secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Camila Fermino.
“Em nível de assistência e habitação, nós fomos até o local para garantir que essas pessoas tivessem algum lugar para se abrigar. Nós estamos intermediando para elas sejam relocadas em casas de parentes, já que o auxílio aluguel só comporta o pagamento para quem tem a residência interditada pela Defesa Civil. O que não se enquadra no caso em questão. Mas nós estamos buscando cadastrar a família em programas do nosso município, seja na assistência social ou habitação”, informou a secretária Camila.
A ordem judicial expedida pela Comarca de Imbituba determinou a demolição de dois imóveis próximos ao campo de futebol da comunidade. Mas, antes da operação, os moradores foram orientados a retirar os seus móveis e pertences pessoais do local.
Logo depois da retirada, as máquinas da prefeitura demoliram as construções irregulares e fizeram a limpeza do terreno. Duas mulheres, uma delas responsável por uma das casas demolidas, foram detidas por desacato a autoridade.
De acordo com a Procuradoria Geral do Município – PGM, essa é uma ação de 2013. Na área, que hoje pertence ao Governo do Estado, os moradores construíram as residências sem alvará ou qualquer documento que autorizasse a obra. Por conta disso, a justiça determinou a demolição. A prefeitura prestou o apoio à operação, cedendo o maquinário para a limpeza da área.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Imbituba