Profissão, indispensável à administração da Justiça, é reconhecida neste sábado (11).
“Sem advogado não há Justiça, sem Justiça não há democracia e sem democracia não há liberdade”. A frase bastante conhecida no universo jurídico é o fiel retrato desta profissão. Eles são imprescindíveis na garantia dos direitos, no compromisso com à Justiça e possibilitam o pleno exercício da cidadania.
Neste sábado (11) é comemorado o dia daqueles que escolheram esses comprometimentos como ofício. A data remete ao dia em que foram instituídas, em 1827, as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil. E, no Dia do Advogado, a OAB Subseção de Criciúma tem muito a comemorar.
Pelas conquistas, a constante valorização da profissão e a participação cada vez mais ativa em toda sociedade. A Subseção também firma o compromisso fundamentado no engajamento de seus advogados e advogadas, na defesa das prerrogativas, em todo aparato por meio de suas comissões, como na realização de ações, parcerias, eventos e mobilização, não somente em prol da profissão como também do coletivo.
Recentemente, o lançamento da OAB Vai à Escola na Subseção, com o início da entrega da Cartilha de mesmo nome, que leva conhecimento e noções de direito e cidadania para estudantes; como a terceira edição do Congresso da Advocacia Sul Catarinense, realizado em Nova Veneza, promovendo capacitação aos advogados e advogadas e acadêmicos. São também alguns dos exemplos, o lançamento de e-books e os pleitos da região levados ao poder público e ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC.
Para o presidente da OAB Subseção Criciúma, Fábio Jeremias, a advocacia passa por um momento de transformação. “E, sobretudo a advocacia do Sul de Santa Catarina que é muito aguerrida e sempre apresenta novos valores. Por tudo isso, dia 11 de agosto é um dia muito importante e de comemoração a esta brilhante profissão”, caracteriza.
Ele reforça que o advogado é o profissional que faz a interlocução entre o cidadão e o Estado. “Por isso que costumamos dizer que a valorização da profissão da advocacia é a valorização da cidadania e da democracia. E quem regula essa profissão, quem defende essa profissão, além de toda participação na sociedade é a OAB. Ela tem uma missão muito importante dentro deste contexto”, afirma.
Colaboração: Comunicação OAB Subseção Criciúma