A Prefeitura de Braço do Norte, através da Secretaria de Agricultura, vem desenvolvendo desde novembro de 2017 um Programa de Castração e Microchipagem de cães e gatos.
O programa, realizado pela primeira vez no município, através de um termo de cooperação com o Unibave, já castrou e microchipou 171 cães e 19 gatos, totalizando 190 animais. Outros 141 cães e 46 gatos já estão cadastrados para a castração.
De acordo com o secretário de Agricultura, Adir Engel, a castração e microchipagem é prioritária para pessoas com baixa renda, associações e cuidadores de animais de rua. “Para realizar o cadastro basta se dirigir até a Secretaria de Agricultura com um comprovante de residência e Cartão Cidadão. Porém, devido a grande procura, os cadastros estão sendo encerrados”.
Conforme o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, o programa foi uma reivindicação de cuidadores de animais que, preocupados com o abandono, viram no programa uma alternativa. “No ano passado tivemos reuniões no gabinete sobre o assunto e nos comprometemos a encontrar uma maneira, dentro da legalidade, para auxiliar nesta questão, e este jeito foi o termo de cooperação com o Unibave”, explicou.
Segundo Beto, este é um primeiro passo para a resolução do problema de abandono de animais. “As pessoas também precisam ter consciência: não abandonar os animais de estimação, cuidar para que não haja reprodução indiscriminada e a adoção responsável através de associações e ONGs”, completou.
De acordo com a American Humane Association, um casal de cães pode originar em 10 anos, em sucessivas gerações, mais de 80 mil animais, sendo duas crias por ano e de dois a oito filhotes por cria.
Colaboração: Suham Dellatorre / Comunicação Prefeitura de Braço do Norte