Saúde

Palestra aborda cuidados paliativos

Médico geriatra, Álvaro Barcelos, falou sobre a importância da abordagem humanística, dando exemplos reais dentro da rotina do hospital

Foto: Francis Leny

O auditório da Acic ficou lotado no primeiro dia do evento Cuidados Paliativos. Mais de 300 pessoas assistiram a palestra do coordenador da Equipe Multidisciplinar, o médico geriatra Álvaro Barcelos. A programação segue nesta quinta-feira, dia 9, com o tema: “De quem é a vida afinal? Discutindo a vida, a morte e o morrer”, e a participação de representantes religiosos. O evento é aberto ao público em geral.

O médico falou sobre a atuação da equipe multidisciplinar em Cuidados Paliativos, nos princípios para o controle dos sintomas e cuidados psicológicos; o luto e comunicação de notícias difíceis. “Quando falamos em cuidados paliativos, falamos do paciente e da família. A família também sofre com o seu familiar que tem uma doença crônica”, explica Barcelos, que também é coordenador do Comitê de Óbito e da Comissão de Cuidados Paliativos (HUC), Unimed Criciúma. “Por isso a importância dos Cuidados Paliativos com uma equipe multidisciplinar, onde temos médicos, enfermeiras, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo…”, complementa.

O geriatra dá destaque à função da equipe multidisciplinar. “Somos compostos por uma equipe da área da saúde, que tentar otimizar o conforto e dar um final digno e sem sofrimento, como todos merecem. Tratamos não somente da parte física deles, mas também a psicológica e espiritual. Não somente a dor, mas a falta de ar, vômito, enjoou e outros sintomas conseguimos paliar com medicamentos de baixo custo”. Ao fim da palestra, o público interagiu com questionamentos. Neste ano, o evento abrange os cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia, Biomedicina e Odontologia, ambos da Unesc.

Representantes religiosos

Nesta quinta-feira, os convidados são: Sheikh Adil Ali Pechliye, da Mesquita Palestina; pastor Antônio Luiz Lalau; o padre Wilson Buss e Marileide Guse, da doutrina espírita. A intenção é auxiliar a compreensão e entendimento à respeito da religiosidade e fé espiritualidade, mediantes o processo de vivenciar à morte e o morrer.

Organizado pela Equipe Multidisciplinar do Hospital Unimed, conta com médico geriatra, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogas, farmacêuticas, assistente social, fonoaudióloga, representantes das áreas administrativas e técnicos de enfermagem. O objetivo é mostrar a importância da abordagem humanística, pautada na valorização da vida e no entendimento da morte como uma condição natural, centrada no indivíduo e na família.

Inscrições:
Pelo site www.unimedcriciuma.com.br

Programação:

Quinta-feira (09/08) – 19h
Local: Auditório da Acic

Mesa de debate com dr. Álvaro Alberto Barcelos Júnior e convidados:
Adil Ali Pechliye
– Sheikh -Mesquita Palestina
Antônio Luiz Lalau
– Pastor (Evangélica)
Marileide Guse
– Doutrina Espírita
Wilson Buss
– Padre (Católica)

Temas -Aspectos Legais das Diretivas Antecipadas de Vontade:
-Princípios Bioéticos dos Cuidados Paliativos;
-Compreender as diversas visões religiosas e filosóficas e seu modo de vivenciar a morte e o morrer;
-Compreender os tabus inerentes a educação para morte.

 

Colaboração: Francis Leny – Assessoria de Imprensa da Unimed

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

EXPOMAIS inicia nesta quarta-feira para compartilhar conhecimento e fomentar economia

Evento segue até quinta-feira na sede da Acic com renomados profissionais e diversas atividades.

Justiça confirma resultado de licitação que gerou economia de R$ 12 milhões pela Saúde do Estado

A licitação foi realizada pela Secretaria da Saúde para fornecimento de ventilação domiciliar e tratamento de oxigenoterapia a pacientes catarinenses.