A Paróquia São Miguel Arcanjo, fundada em 1º de janeiro de 1973, no bairro Vila Nova, em Içara, celebra, neste ano, seus 45 anos de evangelização. Conforme o pároco, padre Maxssuél da Rosa Mendonça, em razão da data coincidir com o período de veraneio, a Paróquia decidiu por celebrar durante todo o ano, em diversas ocasiões, o seu aniversário de fundação.
O primeiro momento ocorreu em 24 de fevereiro, quando foi inaugurada a Praça São Miguel Arcanjo, no arredores da igreja matriz. Depois, teve início na Paróquia e se estende até então um projeto de visitação nas casas das famílias católicas, duas ou três vezes ao mês, com a participação do pároco, seminaristas e lideranças. Segundo padre Maxssuél, ao todo, são 11 comunidades e duas áreas pastorais. A vivência é permeada por momentos de oração no lar, celebração de missa na comunidade e confraternização.
Neste mês de agosto, quando a Igreja reza intensamente pelas vocações, a Paróquia São Miguel Arcanjo vive seu terceiro grande momento, como caracteriza o pároco. “O terceiro grande momento da celebração dos 45 anos vai acontecer agora, de 5 a 8 de agosto, com a visita pastoral de nosso pastor, nosso bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach. Ele vem para ficar uma semana conosco e, ao longo dessa semana, ele vai conhecer todas as nossas comunidades e visitar as que não conhece. Vai conhecer nossas lideranças, membros dos conselhos de pastoral e celebrar missa em todas comunidades. Em algumas delas, haverá o de dedicação da igreja e do altar, como em Vila Nova, Barracão, Rio Acima, Boa Vista e Coqueiros. A visita de nosso pastor é sempre um momento de muita graça para todos nós, porque o Bispo sempre nos confirma na fé e nos renova na missão. É uma oportunidade de estarmos com ele, de renovar nosso amor à Igreja e servir o reino de Deus”, pontua o pároco.
Conforme o padre, o quarto e último momento será a festa do Padroeiro e, no dia de Cristo Rei, em novembro, dia do leigo,um dia de celebração e confraternização com todas as lideranças e povo de Deus.
Colaboração: Bibiana Pignatel / Comunicação Diocese de Criciúma