O documentário aborda as lutas pelos direitos humanos e a perseguição a Dom Paulo Evaristo Arns, natural de Forquilhinha, durante o regime militar.
O filme “Coragem – As muitas vidas do cardeal Paulo Evaristo Arns” será lançado nessa quarta-feira (25), em Forquilhinha, local de nascimento do sacerdote. O documentário será exibido no auditório Alfredo Michels, da Coopera, às 19h30min.
A estreia faz parte da programação da Festa do Colono e do Motorista de Forquilhinha e do lançamento do projeto Cinema na Câmara, iniciativa do Legislativo Municipal. O documentário, dirigido pelo jornalista Ricardo Carvalho, aborda as lutas pelos direitos humanos e a perseguição a Dom Paulo Evaristo Arns durante o regime militar. O filme tem 1h15min de duração.
“O que me motivou foi, primeiro, ter a consciência de como dom Paulo é importante pra história do Brasil e, segundo, como jornalista e repórter, eu achei que pudesse contar a sua história desse viés, da coragem, da resistência da qual Dom Paulo é símbolo”, afirmou Carvalho.
O jornalista conheceu o “personagem” do filme na década de 70, quando era repórter da Folha de São Paulo. Dom Paulo Evaristo Arns morreu em dezembro de 2016, aos 95 anos.
As vagas para assistir ao filme são limitadas e precisam ser agendas pelo telefone (48) 3463-1215.
Com informações de Renan Medeiros / NSC Total