Ainda durante a sessão, a presidente Roseny Citadin Barbosa, a Nega pediu para que o Governo Municipal viabilize cursos semiprofissionalizantes através de entidades.
Três indicações marcaram a sessão legislativa da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul na noite da última terça-feira (17). A primeira delas é do vereador Marcel Freitas (PSDB). A sugestão visa a disponibilidade de caçambas em bairros para o destino final de entulhos.
“Moradores que precisam dispensar móveis inutilizáveis ou outros objetos não possuem este espaço. Assim, com a colocação destas caçambas aos finais de semana, poderia haver o recolhimento deste tipo de material. É uma forma também de evitar a proliferação de doenças como a dengue e otimizar o trabalho dos funcionários da secretaria de obras”, explica o vereador.
“Temos que cobrar do Poder Público uma solução. Recebemos as reclamações de cidadãos que não sabem onde colocar este tipo de material que é descartado. Pressionar a prefeitura para que inicie o quanto antes a tomar este tipo de medida. Vale lembrar que a população também tem que se conscientizar quanto ao destino final do lixo”, lembra o vereador Richardson Vieira (PDT).
A vereadora Giovana Galato Santa Rosa (PP) parabenizou o colega edil pela iniciativa durante a discussão sobre a indicação e também votou favorável.
Já a outra discussão ficou em torno de cursos profissionalizantes e a carência de mão de obra qualificada para o preenchimento de vagas de emprego.
A vereadora e presidente do Legislativo, Roseny Citadin Barbosa, a Nega (PMDB) solicitou ao Poder Executivo para que viabilizasse a realização de cursos semiprofissionalizantes oferecidos pelas instituições Associação Beneficente Abadeus e o Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. “Como o desemprego está muito grande, a falta de qualificação impede que estas vagas que existem sejam preenchidas. Com a parceria entre Governo Municipal e estas instituições, haveria disponibilidade de mão de obra qualificada em breve”, ressalta a vereadora.
Ambas as indicações foram aprovadas por unanimidade.
Expediente da 22ª Sessão Ordinária 0022/2018
“Mensagens do Executivo encaminhado Projetos de Lei:
PE Nº. 23/18. Disciplina o uso de caçambas estacionárias ou “containers” de entulhos na via pública no município de Cocal do Sul, e dá outras providências.
PE Nº. 24/18. Altera a redação do artigo 4º da lei Nº 1.274, de 30 de setembro de 2015, que institui o conselho municipal de segurança pública de Cocal do Sul, e dá outras providências.
Projeto de Lei do Legislativo PL Nº. 08/18. Dispõe sobre o tempo de espera para atendimento ao público nas agências bancárias, nas casas lotéricas e correspondentes bancários estabelecidos no município de Cocal do Sul, e dá outras providências.
Indicação Nº. 140/18. Autoria: Marcel Freitas. Que o poder executivo através dos órgãos competentes, e dentro das possibilidades orçamentárias, faça a aquisição de caçambas de entulhos, e que as mesmas sejam colocadas nos finais de semana, em pontos estratégicos nos bairros de nossa cidade.
Indicação Nº. 141/18. Autoria: Roseny Cittadin Barbosa. Que o poder executivo viabilize a realização no município de cocal do sul de cursos semiprofissionalizastes oferecidos pelas entidades ABADEUS e IFSC.
Indicação Nº. 142/18. Autoria: Roseny Cittadin Barbosa. Que o poder executivo viabilize a formação de um conselho municipal dos direitos das pessoas com deficiências.”