A Coorsel comemora mais uma conquista. A Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural, que já detinha o certificado de qualidade ISO 9001-2008, passa a contar com a nova versão da norma: a ISO 9001-2015.
Para que isso fosse possível, a Coorsel estruturou recentemente seu Sistema de Gestão para garantir ainda mais eficiência e qualidade. Conforme o presidente, Ivanir Vitorassi, o intuito das ações realizadas foi o de melhorar o desempenho da organização e, consequentemente, aumentar a satisfação dos associados.
A Coorsel mantém-se constantemente atenta às necessidades dos consumidores e em oportunidades em busca de melhoria continua. O resultado almejado foi alcançado graças a um trabalho árduo realizado por meio de planejamento e da capacitação e conscientização dos profissionais.
“Isso prova que estamos fazendo uma gestão correta e de acordo com os anseios dos nossos associados. Graças a tudo isso, os resultados estão aparecendo. Nunca vivemos um momento tão bom quanto esse. Então, hoje eu posso dizer que somos uma organização enxuta e com processos aprimorados em todos os segmentos, sem desperdício de tempo e de dinheiro. Ou seja, conseguimos trabalhar com conforto e qualidade”, afirmou Vitorassi. Dessa forma, o aperfeiçoamento permitiu também mais economia, uma preocupação constante da atual gestão da Coorsel, que presa pelo uso eficiente dos recursos dos associados.
Para a conquista da ISO 9001-2015, a cooperativa precisou cumprir os inúmeros requisitos estabelecidos. Foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, melhoria de processos, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamento estão entre os princípios de Gestão da Qualidade. Na avaliação do presidente, ao fim do processo, chegou-se ao equilíbrio entre os interesses econômicos, financeiros, sociais e ecológicos, fatores considerados de extrema importância para a cooperativa.
A nova versão da ISO traz algumas mudanças em relação a ISO anterior. Dentre elas, a que mais se destaca é a introdução à análise de riscos no sistema de gestão da qualidade, baseado na ISO 31000 Gestão de Riscos.
A auditoria de recertificação na Coorsel foi conduzida com a assessoria da empresa ASSESTE Consultora Empresarial e auditada pela auditora Ana Maria Guena, da Empresa BRTUV, que confirmou a excelência nos itens analisados.
“A ISO é um sistema de gestão no qual você padroniza toda a parte de qualidade. Para receber a recertificação, são avaliados os procedimentos criados e a rotina diária. Tudo é registrado com o intuito de abastecer os indicadores e saber se as metas estão sendo atingidas dentro dos prazos. Caso não estejam, são analisadas quais ações podem ser tomadas. Então tudo isso é monitorado por meio do sistema de gestão de qualidade e resulta em uma gestão eficiente. Como consequência, dá credibilidade para a cooperativa e mais confiança por parte do consumidor”, ressaltou.
Entenda – A ISO 9001:2015 é a norma de sistema de gestão da qualidade (SGQ) reconhecida internacionalmente. Ela é buscada por organizações que desejam comprovar a capacidade de fornecer produtos e serviços que atendem às necessidades dos clientes, além dos requisitos legais e regulatórios. Para isso, são realizadas melhorias do processo e a avaliação da conformidade.
Sobre a Coorsel – A Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural – Coorsel é uma permissionária de serviço público responsável pela distribuição de energia elétrica para quatro municípios do interior de Santa Catarina: Treze de Maio, Orleans, Pedras Grandes e Tubarão. Possui mais de 11 mil associados e atende a um total de 7.645 consumidores, com potência instalada em 38.932 KVA e aproximadamente 1.400 quilômetros de redes de distribuição em alta e baixa tensão, levando energia de qualidade a todos seus consumidores.
[soliloquy id="290525"]