Geral

Dos bebês aos idosos: Espaço do Som oferece oficinas de música para todas as idades em Lauro Müller

Fotos: Lillian Barbosa Fotografia

São inúmeros os benefícios proporcionados a quem se envolve no universo da música. No Espaço do Som, instituição de ensino situada em Lauro Müller, muitos motivos levam os alunos a buscar conhecimento, seja para aprender a cantar ou tocar algum instrumento.

A música promove a sensação de bem-estar e desenvolve habilidades intelectuais e motoras, além de ser importante ferramenta para a interação social e também na formação do caráter. Por meio dela, é possível expressar sentimentos e estimular a criatividade.

“Há mães que nos procuram porque o filho é muito tímido. Outras porque o filho é agitado e precisa desenvolver a concentração. Recebemos também crianças que não se adaptaram a outras atividades e entre outras razões. Já os adultos, além dos que buscam aperfeiçoar a técnica, há quem esteja à procura de refúgio, como uma terapia, e quem vê as oficinas como hobby ou até passatempo após a aposentadoria”, contou a proprietária do Espaço do Som, Jamilly Paladini, que gerencia o negócio ao lado do esposo e músico, Alison Paladini.

Após Jamilly se formar em Música pela instituição de ensino IBEC – Faculdade de Música, no Rio de Janeiro, o casal se mudou em janeiro de 2017 para Lauro Müller. Ela conta que tudo começou despretensiosamente. Sem a ideia de abrir a escola, passou a divulgar seus trabalhos. “A partir daí, não só pessoas em busca de conhecimento passaram a me procurar, mas também profissionais à procura de um ambiente para lecionar”, contou. Aos poucos, tudo foi ganhando forma. O Espaço do Som foi fundado em abril do último ano e, atualmente, conta com cinco professores e aproximadamente 100 alunos matriculados.

[soliloquy id=”290114″]

No local, são oferecidas oficinas de musicalização baby (de um a quatro anos) e musicalização infantil (de cinco a oito anos). Em breve, a musicalização baby irá abranger também mamães e bebês a partir de quatro meses. Após os oito anos de idade, o aluno pode escolher um instrumento específico para dar continuidade aos estudos. Há ainda turmas de canto para alunos a partir de sete anos. Além disso, são ministradas oficinas de violão, teclado, bateria, guitarra e contrabaixo.

Para aprender, não tem idade. Também não se faz necessária uma pré-disposição para a música. Basta a prática e força de vontade. As aulas são personalizadas conforme o ritmo de cada aluno. Para os pequenos, a metodologia é diferenciada. A escola é a única da região a oferecer musicalização baby e infantil. Os ensinamentos são transmitidos de forma lúdica por Jamilly, com o apoio auxiliar de turma Ana Lídia Montegutti, e as crianças aprendem brincando.

“Além de histórias cantadas e o incentivo ao fazer musical, são utilizados dos mais variados recursos para que a criança vivencie a música em todas as suas formas e se beneficie por completo dessa experiência, utilizando inclusive de aulas ao ar livre”, explicou a profissional, que cursa pós-graduação em Musicalização Infantil.

Apresentações – Como forma de oportunizar aos alunos mostrarem o que aprenderam e de incentivá-los a se dedicarem ainda mais, o Espaço do Som promove apresentações em Lauro Müller abertas ao público. Neste ano, já foram realizadas em abril e maio. A próxima será em outubro. O evento serve também como confraternização entre os familiares dos alunos e é uma maneira de difundir a cultura no município.

[soliloquy id=”290090″]

Matricule-se – As aulas ocorrem uma vez por semana, durante uma hora. Elas são teóricas e práticas, sendo individuais ou em grupo. Os interessados podem fazer aulas experimentais para descobrir o que mais lhe agrada. A mensalidade é R$ 70, independente da oficina que optar.

O Espaço do Som funciona de segunda-feira a sábado, na Rua Orleans, em cima da loja Beatriz Calçados, área central de Lauro Müller. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (48) 99614-6658 e (48) 99911-7501 ou, também, pela página no Facebook e Instagram.

Equipe de profissionais:
Elison Frassini – Violão, Guitarra e Contra Baixo (Gospel);
Elis Caciatori – Violão e Guitarra (Popular);
Moisés Matuxaki – Bateria;
Samuel Silveira – Teclado;
Jamilly Paladini – Musicalização infantil, Musicalização Baby e Canto.

Notícias Relacionadas

Casa de Repouso Bom Jesus inaugura oficina recreativa, em Criciúma

Vigilância em Saúde de Criciúma promove oficina para planejar ações, prevenção e controle de doenças

Capacitação aconteceu na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)

Pacientes e colaboradores do HSJosé recebem gesto de carinho por meio da música no dia de páscoa

Em tempos difíceis, simples ações de reconhecimento trazem conforto aos pacientes e pessoas que trabalham em Instituições de saúde

Contagem regressiva para o 3° Festival da Tilápia em Braço do Norte

Evento realizado pelo Restaurante e Pesque-Pague Borgert alia entretenimento e gastronomia. Ingressos são limitados e procura por reservas aumentaram nos últimos dias.