A noite dessa segunda-feira, dia 25 de junho de 2018, ficará marcada na história do município de Lauro Müller pela inauguração da nova sede do Poder Legislativo de Lauro Müller. Além do novo local, foi inaugurado também o novo Plenário da Câmara Municipal, que agora recebe o nome de Orestes Righetto, o primeiro presidente do Poder Legislativo de Lauro Müller em 1957.
A sessão ordinária iniciou às 19 horas com solenidade simbólica que marcou a inauguração do novo espaço e contou com a presença, além dos senhores vereadores, do prefeito municipal Valdir Fontanella, de familiares do homenageado, e a comunidade em geral.
“É uma honra poder presidir esta última sessão como presidente desta Casa, que ficará marcada pela inauguração desta nova sede do Legislativo e também do novo Plenário Orestes Righetto. Agora temos um amplo espaço que proporciona mais conforto não somente aos vereadores, mas também a toda população em geral que vier aqui prestigiar e acompanhar o nosso trabalho”, ressaltou o vereador presidente Luciano Leodato.
Veja os assuntos que entraram em pauta nesta sessão:
Indicações
Nº 103/2018 do Vereador Pedro Luiz Machado, que o Poder Executivo adquira mais um caminhão compactador para a coleta de resíduos sólidos (lixo).
Nº 104/2018 do Vereador Pedro Luiz Machado, concluir a calçadas entre a Rua Pedro Raimundo e a Rua 20 de Janeiro, aproximadamente 10 metros, em frente ao Fórum de Justiça da Comarca de Lauro Muller, conforme as fotos em anexo.
Nº 105/2018 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, instalar um sistema de segurança mais eficaz, principalmente com câmaras e porteiro eletrônico nas escolas e creches municipais. Justificativa: Temos como objetivo melhorar a segurança de nossos filhos e professores em nossos estabelecimentos de ensino. Nossa justificativa tem como base o aumento expressivo de roubos, agressões, tráficos de drogas e vandalismo, além de deixar nossas escolas mais seguras e nossos filhos longe destes perigos. Pedimos o deferimento com urgência a nossa proposição.
Nº 106/2018 do Vereador Pedro Luiz Machado, providenciar a manutenção da passarela de madeira na Praça Paulo Gazola, no Bairro Arizona.
Nº 107/2018 do Vereador Manoel Leandro Filho, substituir o abrigo para passageiros de ônibus, localizado em frente a Lanchonete Redivo o distrito de Guatá. Justificativa: O atual abrigo está bastante depredado e além de não oferecer segurança e conforto ao usuários, também acaba gerando uma imagem ruim e negativa sobre a nossa cidade para quem passa pela rodovia SC-390.
Nº 108/2018 do Vereador Jair de Oliveira Bittencourt, fazer reparos na estrada que dá acesso a propriedade do senhor Jandionei Perin, em Rio Amaral Gruta.
Pedidos de Informação
Nº 13/2018 da Vereadora Ema Hofmann Benedet, quantos reais o Executivo Municipal já investiu para zerar os exames de alta e média complexidade para pacientes que aguardam na fila do SUS, despesas estas em parceria pelo consorcio de saúde da CISAMREC?
Tribuna
Fizeram uso da Tribuna, nesta primeira sessão no novo Plenário da Câmara Municipal os vereadores: José Antonio de Bettio, Pedro Luiz Machado, Ema Hofmann Benedet, Manoel Leandro Filho, Ronaldo da Silva e José Cambruzzi.
VEJA AS FOTOS DA PRIMEIRA SESSÃO NA NOVA SEDE:
[soliloquy id=”287690″]
Saiba mais sobre Orestes Righetto – Homenageado que concede nome ao novo Plenário:
No dia, 11 de janeiro de 1957, o Governador Jorge Lacerda assinou portaria nomeando o primeiro mandatário de Lauro Müller. Às 11 horas da manhã do dia previsto, 20 de janeiro de 1957, na presença do Vice-Governador Heriberto Hülse, na sua sede provisória – uma sala cedida pela então Companhia Barro Branco – aconteceu o ato de instalação do município e a posse do prefeito provisório Izaac Bertoncini.
Nascia Lauro Müller. Agora era necessário organizar a administração e, para isso, tinha que eleger o primeiro prefeito e os primeiros vereadores.
A primeira eleição aconteceu no dia 12 de maio de 1957 e no dia 23 de junho foram empossados como prefeito, o Senhor Flávio Righetto e os primeiros vereadores: Alexandre Doneda, Benjamin Bittencourt Barreto, Fernando Estevam, Gil Ivo Losso, Octávio Belmiro, Orestes Righetto e Valmor Jung.
A primeira legislatura da Câmara Municipal de Lauro Müller foi de 1957 a 1962. Orestes Righetto foi eleito vereador pela extinta UDN – União Democrática Nacional.
O homenageado foi eleito o primeiro presidente do Poder Legislativo de Lauro Müller, tendo recebido cinco, dos sete votos, que formavam a Câmara naquela época.
Orestes Righetto, junto com os demais vereadores da primeira legislatura tiveram papel de extrema relevância para a história política e administrativa de Lauro Müller, pois foram os responsáveis diretos por organizar os primeiros passos que nossa cidade dava com a emancipação.
Por tudo o que ele fez e representa até hoje para a história do Poder Legislativo e para a nossa cidade, contamos com o apoio dos Nobres Colegas para a aprovação desta Resolução.