O evento contou com 200 pessoas entre facilitadores e participantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais Ceará, Piauí, São Paulo, e países como o Uruguai, Argentina, Chile e Portugal.
Com o tema O Cuidado com a Vida o 7º Encontro de Ação Social e Biodanza e 4º Encontro de Educação Biocêntrica, que iniciou na quinta-feira (21), com discussões, troca de experiências e saberes, vivências –contribuiu de forma efetiva no cuidado com a vida através da metodologia da Biodança e da Educação Biocêntrica – incentivando projetos que visam à melhoria da qualidade de vida da população com menor acesso aos direitos sociais e fortalecendo dos profissionais do setor para a divulgação da prática.
O evento contou com 200 pessoas entre facilitadores e participantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais Ceará, Piauí, São Paulo, e países como o Uruguai, Argentina, Chile e Portugal. Os workshops e vivências aconteceram no salão comunitário ao lado da igreja em Termas do Gravatal, durante quatro dias.
Também estava presentes a Associação de Facilitadores de Biodança do Chile, Associação Biocêntrica do Uruguai, Associação Brasileira de Facilitadores de Biodança, Associação Gaúcha de Biodança, Rede de Integração de Cidadania, Associação Catarina de Professores/Facilitadores de Biodança, Associação Paranaense de Biodança, Associação Brasileira de Escolas de Biodança.
Fizeram também parte deste Encontro de Biodança e Educação Biocêntrica as escolas Catarinense de Biodança, Escola de Biodança de Florianópolis, Escola Gaúcha de Biodança, Escola de Biodança de Viamão, Escola de Biodança do Meio Norte (Piauí), Escola Comunitária Meruoca (Ceará).
Para a jornalista e facilitadora de Biodanza, Fernanda Dorta de Florianópolis – “O que mais gostou foi a convivência e troca de experiências com pessoas de vários lugares, o que enriquece o aprendizado. Saio deste evento com o leque ampliado com os cases apresentados”.
Esta metodologia utiliza os pressupostos do feedback, da auto regulação e do cuidado, baseados no desenvolvimento da empatia e da inteligência afetiva entre trabalhadores da educação, assistência social, saúde e turismo. As associações querem ampliar os movimentos de cooperação, as trocas de práticas, a confirmação de como o movimento está facilitando o fortalecimento do trabalho dos profissionais do setor, com uma certificação reconhecida no país. Principalmente, após o reconhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) como prática de medicina integrativa e complementar, apesar de ser uma prática de reconhecimento internacional.
Para a professora da UFSC, Ana Baiana, “Um dos princípios biocêntricos é que todos somos seres cósmicos e com isso comprometidos com paz e de gerar a vida dentro da própria vida”.
Os participantes, nas vivências, tiveram uma oportunidade singular de vivenciarem experiências de encontros afetivos, de aprendizagens plurais em torno da convivência coletiva, pautadas na cooperação e no cuidado com a vida. Incentivar e consolidar o cuidado com a vida no cotidiano das ações pública, na Educação, na Saúde e no Desenvolvimento Social e no turismo.
“Gostei muito das vivências, dos projetos apresentados o envolvimento e a interação com a comunidade, aprendi muito com cada projeto. E achei maravilhoso o projeto que está sendo feito nas escolas e para as comunidades mais carentes. Por que a Biodança e a Educação Biocêntrica pode intervir na vida das pessoas como um todo. No encontro eu apresentei um trabalho que faço em escolas privadas em Portugal, e após alguns anos em poucas escolas públicas. Fui muito bem tratada aqui e espero voltar outras vezes”, destaca a professora universitária, a portuguesa Fernanda Pinto.
Uma Feira Solidária, com produtos feitos por artesãos locais e da Tenda do Cuidado com terapia de integração Craniossacral e reorganização miofacial, foram atrações à parte.
Na programação teve atividades culturais, roda de conversa, Fitoterapia, Troca de Saberes, o fortalecimento de vínculos, a Biodança nas Práticas Integrativas do SUS, plantas não convencionais, vivências pedagógicas , apresentação alternativas de aprendizados de posturas ecológicas que visem a integração pensamento/ação/emoção e qualificação dos profissionais beneficiados pelo evento.
O próximo evento será em 2020.
Colaboração: Mylene Salgado – Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia