Basta mais um foco para que a cidade entre na lista dos municípios infestados em Santa Catarina.
O estado de atenção, por conta do Aedes Aegypti, está mantido em Imbituba. Isso porque, mais um foco do mosquito da dengue foi confirmado no município. Até agora, já são 11. O problema é que, de acordo com o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Eduardo Cardoso Carvalho, basta mais um foco para que Imbituba entre na lista dos municípios infestados em Santa Catarina.
“Já identificamos 35 larvas do Aedes Aegypti ao longo do trabalho. Se encontrarmos mais uma larva, aí o município será considerado infestado. Lembrando que, desses 11 focos encontrados pela nossa equipe, quatro foram em residências e sete em armadilhas”, alertou o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Eduardo Cardoso Carvalho.
Com sete agentes de endemias trabalhando no município, aproximadamente, 1500 imóveis já foram vistoriados. Ao todo, foram encontrados quatro focos no bairro Nova Brasília, quatro no bairro Porto da Vila, um no Campo da Aviação, um no bairro Vila Nova e, agora, um no bairro Araçatuba.
“Toda a parte de prevenção está sendo feita pelos nossos agentes. Já treinamos até o pessoal que faz a coleta de lixo. Só que, o mais importante, é a colaboração da população em relação a limpeza dos terrenos. A gente tem o setor de ouvidoria, onde o morador pode fazer a denúncia. Mas isso também pode ser feito na própria Secretaria de Saúde ou na Vigilância Epidemiológica. Assim, a gente consegue tomar as providências necessárias”, informou a Secretária Municipal de Saúde, Graciela Wiemes Ribeiro.
Nos próximos dias, deve ser assinado, entre a Prefeitura de Imbituba e a Polícia Militar, um convênio para que a fiscalização dos terrenos baldios seja intensificada. A intenção é, inclusive, aplicar multas aos moradores que não mantiverem os seus terrenos limpos e sem lixo.
Colaboração: Rodrigo Speck – Assessor de Comunicação da Prefeitura de Imbituba