A noite do dia 6 ficará marcada para a bombeira Itamara Cardoso e para o policial rodoviário David Ouriques. Por volta das 20h40, ela passava pelo elevado Brasilino Antonio Alves, no Centro de Capivari de Baixo, quando se deparou com um homem de 52 anos pendurado do lado externo da mureta de proteção.
A bombeira, que atua em Tubarão, mas estava de folga no momento, imediatamente parou seu carro, desceu e foi ao encontro do homem. Ao se aproximar, conseguiu puxá-lo pelo cinto da calça. Em seguida buscou ajuda pelo telefone. Enquanto a soldado utilizava o celular e segurava a vítima, o homem se soltou e tentou se jogar do elevado mais uma vez.
“Foi quando ele colocou a perna e o corpo para fora da mureta de proteção. Neste momento, o soldado Ouriques (policial rodoviário que atua em Gravatal), que passava pelo local, percebeu a situação e segurou a vítima pelos braços, e a puxou para dentro da mureta de proteção”, relembra Itamara, e completa contando que o policial também estava de folga.
Com a ajuda do policial, Itamara segurou a vítima. “Fomos conversando com ele até que a viatura dos bombeiros de Capivari chegasse, além da PM. Em seguida, ele foi levado para atendimento médico, pois estava bastante alterado”, lembra.
Bombeira há oito anos, Itamara nunca tinha passado por situação parecida. “Como fui a primeira a chegar ao local, instintivamente fui salvá-lo, mesmo com o risco de me tornar mais uma vítima. Mas valeu a pena”, diz a bombeira.